sexta-feira, 11 de abril de 2014

A Bete mudou o mundo



Atendendo a alguns pedidos, gostaria de dividir com os leitores do blog a minha mensagem de despedida aos colegas da fabrica pela qual trabalhei um bom tempo. É um texto simples mas que tem uma pretensão gigantesca: Mostrar como mudar o mundo! E como se não bastasse, apresenta ainda a vocês a pessoa que conseguiu tal proeza.

“Estou partindo para um novo desafio e por isso, gostaria de me despedir através desta singela mensagem. Mesmo não trabalhando diretamente para a fábrica de S. Leopoldo já há algum tempo, digo que sempre estive ligado a esta planta. Foram 8 anos e 3 meses de muito aprendizado. Cresci como profissional e como pessoa aqui.

Eu teria a agradecer a tanta gente, mas gostaria de ressaltar uma pessoa em especial nessa minha jornada. Uma pessoa que simboliza este meu momento: A Bete, responsável pelo café. Nosso contato profissional, desde os tempos de estagiário sempre foi baseado em rápidas conversas, através de um “bom dia” ou de um “tudo bem?”.  Mesmo assim, hoje, ao saber da minha saída, a Bete me chamou e me deu uma linda recordação: Um chaveiro com dizeres Bíblicos junto de um cartãozinho. Ela também me disse algumas palavras que caracterizam-se em um outro valioso presente; O sentimento de que tudo valeu a pena, de que o ciclo se encerra com um legado positivo.

Isso me fez pensar: O que é “mudar o mundo” se não o gesto da Bete? Ela conseguiu me proporcionar um sentimento tão nobre e tão pleno, algo que poucos conseguem, digno de pessoas grandes que, de fato, mudam o mundo. Talvez um dia eu alcance a grandeza da Bete. E se eu gerar em alguém o sentimento que ela gerou em mim, serei uma pessoa realizada... terei mudado o mundo, ao menos para uma pessoa.”

Por Rodrigo de Bem Nunes, de Houston, Texas - EUA

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu filho, são sem dúvida nos pequenos gestos que percebemos a grandeza da alma de uma pessoa. Mesmo sem conhecer a Bete ela já tem o meu carinho. Penso que foi reciproco, de alguma forma tu também fez a diferença na vida dela.
É um ótimo texto para refletirmos sobre a importância dos nossos gestos para as pessoas que nos cercam. Marindia

Anônimo disse...

BRodrigo, o gesto da Bete pode sim, mudar o mundo, quando compreendido por pessoas com a tua grandeza e sensibilidade. Como este mundo seria diferente se houvesse mais pessoas assim! O mundo precisa, com urgência, de muitas Betes e de muitos Rodrigos!
Um beijo da tia que só não infla mais de orgulho, por falta de espaço!
Zulma

Unknown disse...

Caro Rodrigo, belo texto!
Sempre tenho esta sorte de encontrar algumas 'betes' em minha vida e isso faz eu ter esperança que o mundo tenha solução. A tempos atrás eu confundia este modo de ser e de viver de algumas pessoas, com uma possibilidade de "socialismo romântico", mas na verdade isso transcede qualquer teoria. Conheci lugares lindos esta semana, porém o que me chama mais a atenção em qualquer viagem que se faça é conhecer pessoas como a Bete, pessoas simples que seguem a risca o mandamento de amar uns aos outros. É um sentimento revigorante! Pude ser eu mesmo por dias e gostaria de ser mais eu mesmo sempre. Quando fiz História achava que poderia mudar o mundo, e tinha um sentimento muito bonito, mas ingênuo. Tive que encarar a realidade, mas quem sabe no futuro... eu poderei conviver com mais 'betes' e de repente me tornar uma e mudar a vida de alguém. Sds!

Unknown disse...

Meus parabéns Bete!Não te conheço, mas pelo que li é uma pessoa realmente incrível!