sexta-feira, 27 de junho de 2014

Na simplicidade, a felicidade.

Foram tantas e tantas histórias vividas pelos fandangos Rio Grande afora que muitas eu até já esqueci. Tão logo dei início à história do BLOG DO CAMPEIRO, tinha uma seção denominada "Causos de Fandango" que, começou de vento em popa, mas depois se perdeu no ostracismo ou na má vontade do seu criador. De lá para cá, por vezes lanço alguma 'estória' ou outra, das minhas vivências baileiras. Nem todas as circunstâncias, todavia, se deram em bailes. Nos ensaios é que tudo rola e que as coisas acontecem muitas vezes.

Na época do velho Alma, ensaiávamos todos os sábados na casa do Deini. Na verdade, ensaiávamos na casa velha de madeira, que ficava nos fundos e hoje nem existe mais, pois deu lugar a nova morada do gaiteiro. Muitos sábados de nossas vidas passávamos por lá. Como o compadre Cirilo vinha de Canela, para não perder tempo já pegava a estrada de manhã, chegando sempre a tempo de dedilhar alguns acordes antes mesmo do almoço.

Ahh o almoço. Não foram poucos os sábados que o amigo Mardoni, pai do Deini, assou um galeto de fundamento para nós, ainda jovens e famintos; bóia véia de sustância que servia de combustível para uma tarde inteira de ensaio. Aliás, quem nunca participava dos almoços era o Juliano, pois sempre chegava pelo meio da tarde, com uma cara de que recém acordara. Aliás, o Juliano já foi objeto principal dum texto aqui do blog, quando do episódio em que esqueceu um amplificador aqui em Novo Hamburgo quando deveria ter levado para São Chico, onde tocaríamos uma domingueira. Ouso dizer que os causos do Juliano merecem um texto específico (quem sabe até dois, tamanha a quantidade de coisa - risos).

Eram buenachos aqueles sábados, pois por alguns instantes vivíamos num mundo só nosso, recheado de alegria e perseverança e, o principal é claro, o gosto pela música gaúcha. Não ganhamos dinheiro, compramos ônibus ou montamos grande estrutura, mas a cada baile, ou sábado de ensaio, tínhamos mais motivação para seguir em frente. A felicidade ali reinava soberana. É na simplicidade que paira a felicidade.

Resolvi tratar disso hoje, pois, ao falar com um patrão de CTG esta semana, lembrei de tudo isso que já passei e que agora, com os amigos do Som do Pampa, pareço estar vivendo novamente. Ao fim e ao cabo, o que importa é ser feliz e cantar este nosso Rio Grande.
Entonces, seguimos por diante num tranco véio bem fandangueiro, daqueles com a cordeona preparada.

Abraço e bom final de semana a todos. 

Nenhum comentário: