sexta-feira, 6 de junho de 2014

Vassoura atrás da porta

Parece que um velho conhecido nosso é para dar as caras este ano, o "El Niño". A julgar pela chuva das últimas 36 horas e do tempo melequento (como diria a Sra. Minha Mãe), não duvido que já tenha chegado, inclusive. O tal "fenômeno" climático é daqueles que a gente não quer que nos visite, pois é marcado por trazer chuva em abundância no inverno; e convenhamos, chuva torrencial no inverno ninguém merece. Só ontem, foram dois banhos de chuva, no mínimo, que tomei. Por sorte não piorei o resfriado que me acomete já alguns dias. Enfim, o negócio é prepara a galocha para esperar este "visitante" indesejado.

Por falar nisso, acabei de lembrar de mais uma passagem de minha infância. Certa feita, ainda residindo no Parque Querência, na minha sempre reverenciada São Francisco de Paula, chegou um "amigo" do meu pai que não era muito bem vindo lá em casa, pois sempre aparecia querendo alguma coisa ou esperando algo em troca, no campo político. Minha mãe, ao ver o carro do fulano chegar, mais do que depressa, enfiou uma vassoura atrás da porta, para minha surpresa e curiosidade. Por sorte, poupei meu lombo ao não perguntar na frente da visita o motivo daquele "ritual" (hahaha).

Depois da saída da visita indesejada, ela me explicou que a vassoura atrás da porta servia para fazer com que visitas indesejadas (com o perdão da redundância) fossem embora de forma breve. Coisas de interior e de gente antiga, certamente, mas de fato naquela vez o tempo de estadia do fulano fora breve. Logo, passei a crer nesta "simpatia" também...

Acho, todavia, que no caso do "El Niño", uma vassoura só não vai ajudar, mas, tentar não custa, não é mesmo?

***

Pois se inicia hoje mais uma edição da Festa do Pinhão, a décima oitava, nos campos dobrados de São Chico. O pinhão por si só já tem o seu valor e com festa então... Mas Bah!!! Para começar em grande estilo, o vozeirão campeiro de Volnei Gomes e o som buenacho de seus companheiros do grupo Cantando o Rio Grande. Baita show de abertura. Neste final de semana ainda tem, entre outros,  Elton Saldanha, Délcio Tavares, Paulo Fogaça, Cris Pereira (o Jorge da Borracharia) e o show nacional do Armandinho e Banda. Ótima opção para o final de semana, portanto.

***

Para quem gosta da boa música gaúcha surgiu mais uma opção para um bom fandango. Inicia no próximo domingo as domingueiras gaúchas da Sociedade 7 de Setembro em Sapiranga. Inicia com o pé direito, ao som do grupo Tertúlia Gaúcha, capitaneado por meu amigo Márcio Rosa. 

Feliz da nossa música por ver mais esta opção surgindo.

Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: