sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Depois de juntar os cacos

Enquanto uns juntam os cacos que sobraram do corpo, já que em pouco mais de vinte dias fizeram o que não fazem o ano inteiro, do tipo: montar acampamento, fandango, dormir por cima de qualquer coisa, fandango, assar e comer churrasco todos os dias, fandango, preparar o resto da bóia em fogão à lenha, fandango, cantar o hino riograndense, fandango, contar o (pouco) que sabe sobre nossa história e ainda por cima meio distorcido, fandango, cantar os maiores sucessos gaúchos (pela metade), fandango, desmontar acampamento, fandango e voltar para casa, prometendo ficar mais um ano longe de tudo isso já escrito, principalmente dos fandangos (risos); outros seguem pensando no que fazer para transformar a vivência gaúcha e tradicional em algo da rotina e costume.

Pois li em algum lugar que a municipalidade da nossa Capital cogita a possibilidade de deixar o Acampamento Farroupilha montado de vez, transformado numa espécie de parque temático da nossa cultura gaúcha. Confesso, que não tenho uma opinião bem formada sobre o tema. Fosse para seguir nestes moldes atuais, talvez fosse interessante. O risco é começar a deturpar nossa tradição com situações alheias às coisas da nossa gente.

Logo é aguardar para ver e ver para crer. 

***

Muito feliz o compositor, escritor e poeta, Léo Ribeiro, em manifesto assinado pelo mesmo em seu blog (acesso rápido pelo link à direita da tela), intitulado "CARTA ABERTA DE UM GAÚCHO", onde o patrício de São Chico fundamenta a necessidade de alguns jornalistas pararem de aproveitar o mês farroupilha para difamarem nossa história e os gaúchos de boa e bombacha. Como disse o Léo, se não estão satisfeitos é só deixarem o Rio Grande...

***

Noutra monta, concordo com quem afirma que está cada vez mais caro vestir a nossa pilcha. No dia 20 de Setembro, levei o amigo Lucas Schneider, parceiro de Som do Pampa, em uma loja de artigos gauchescos e fiquei apavorado com os preços. Bombacha por R$ 90 é de assustar o vivente. Lenço por R$ 32? Pior é que a verdade é meio lenço só.
Neste rumo, o negócio é comprar o pano e bater à porta de uma velha e boa costureira.

***
Pois na quarta feira saí de NH ao finalzito da tarde com tempo nublado, meio quente e sem nenhuma chance de chuva. Cheguei em São Chico com chuva, muita cerração e frio. De fato, não há nada igual a boa e velha São Chico.

E para lá me vou hoje novamente.

Abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: