terça-feira, 9 de setembro de 2014

O dia da pátria

Por razões médicas, estou impossibilitado de escrever muito (aliás, não deveria escrever nada!) e, por isso, resolvi trazer novamente um texto sobre a nossa pátria, escrito no ano de 2012(publicado em 12/09/2012), fazendo referência a outro de 2011:


No último dia da independência, acabei por não dar uma atenção a importância da data, assim fazendo cerca de cinco dias depois. Agora, e por coincidência, o 7 de setembro é numa sexta-feira, que fatalmente já me traria até aqui. Logo abaixo, vou repisar parte do texto que escrevi no ano passado, com base no questionamento do título. Será mesmo que damos valor a nossa Pátria? A meu ver, não. De qualquer sorte, sou uma pessoa totalmente suspeita para falar, haja vista que minha característica é de imparcialidade. Sou um bom Gaúcho, daqueles defendedores da República Riograndense, que embora há bastante tempo extinta, convive no coração e no sentimento cívico de muitos espalhados pelo mundéu afora. Para o Rio Grande a resposta da pergunta é não. Basta ver a diferença do 7 de setembro para o 20 de setembro. Todavia, somos todos brasileiros, ao cabo, de modo que esse dia, então, deve ser comemorado afinal, em que pese todos os nossos problemas, ainda devemos vangloriar a democracia, acima de tudo. 
***
"Pátria Amada?
Percebe-se que não dei muito destaque às festividades da independência do Brasil, para não dizer que apenas mencionei. Considerando, entretanto, que mantenho posicionamento favorável acerca da República Rio Grandense e, portanto, acabo tornando-me um indiferente para as coisas do Brasil (no que tange às comemorações, tão somente), até que mencionar já deve ser considerado louvável. Louvável nestas circunstâncias, logicamente, mas não respeitável. Não, meu posicionamento é indigno. Muito embora eu carregue comigo este ideal separatista, sou brasileiro nato e, dessa forma, deveria respeitar o simbolismo da data. O que me conforta é que há coisas piores. Muito piores, aliás. Senão vejamos:
Assistindo o começo de um telejornal noturno, o último da noite, não fora feita menção alguma acerca dos festejos da pátria. Não bastasse isso, ainda se deu um destaque tamanho a “comemoração” do decênio do ataque às torres gêmeas em Nova York, que um dos apresentadores fora enviado para a cidade. De fato, o problema dos outros é o nosso problema. O que é teu é melhor do que é meu. Vocês sabem o que significa o dia da independência para os norte americanos? Pois é. Semelhante o significado do 20 de Setembro para nós gaúchos. Com menos pompa e glamour é claro. É, pelo que se vê copiamos só o que não presta mesmo."
***
O respeito pela Pátria, contudo, passa não só por mim ou por você, mas por todos. Embora não quisesse repetir o tema olimpíadas, não posso deixar de traçar um comparativo com as Paraolimpíadas. Os nossos atletas tem orgulho de estarem em Londres, não só pela superação que almejam e alcançam, como pelo fato de poder dar 'orgulho' para o nosso país. E como retribuímos? Muitos de nós nem sabemos que existe paraolimpíadas, ou então que nossas atletas já conquistaram 14 medalhas de ouro, 29 no total. Portanto, o orgulho do nosso país são estes grandes cidadãos, que batalham, superam obstáculos e vencem. Não dão desculpas para o vento ou sei lá o que. Nossos verdadeiros atletas são os que estão em Londres neste momento, e algumas (raras) exceções que participaram das olimpíadas mês passado. E o resto é o resto. Não representam nada na nossa vida e não fazem por merecer o orgulho da Pátria porque, afinal, não fazem o mesmo por ela.

***

Não há dúvida que não nos trás motivação a semana da pátria. Aliás, valoramos por baixo o Brasil e isso se vê tão somente pelo processo eleitoral, onde não há um projeto claro e objetivo que nos mostre que há um futuro para o nosso e país e seu povo.

Enfim, são as questões que permeiam a nossa sociedade.

Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: