sexta-feira, 22 de maio de 2015

Inverno Serrano


Sempre que se fala em um novo disco de algum conjunto gaúcho a expectativa toma conta do meio tradicionalista, ainda mais quando se trata do conjunto que se orgulha de ser e permanecer gaúcho: Os Serranos. Pois "Inverno Serrano" é título do recente trabalho do grupo de Bom Jesus, nome este que plenamente se encaixa à origem gaúcha serrana do conjunto liderado pelo Dr. Edson Becker Dutra. A música com o mesmo nome, para engrandecer, é um bugio ainda por cima. Quer melhor sintonia?

Como bem se observa pela capa, trata-se de um visual estupendo, digno de um grande trabalho como é este que Os Serranos nos apresenta. Um apanhado dos ritmos gaúchos, com letras que vão do linguajar mais tradicional do campo ao ditar campeiro absorvido e adaptado pela cidade. É, sem dúvida alguma, daqueles trabalhos de se ter na estante de casa ou no porta-luvas do carro, como frequentemente aqui me refiro.

Não irei me furtar de falar do repertório, por óbvio. O trabalho abre com "Batendo Caco", vaneira que na voz do Madruga tem despontado como uma das músicas mais tocadas nas rádios por aí. Trás ainda o divertido e dançante xote "Baile dos Serranos", a marca buenacha "Pra Escutar Minhas Vaneiras Lá Fora", na voz do Kiko, a regravação de "Na Levada do Fole" cuja voz Madruga já tinha emprestado ainda integrante d'Os Mateadores. E muito mais.

Faço dois importantes destaques: "Um Grito a Gildo de Freitas", imperiosa homenagem ao maior trovador do Rio Grande, com participação especial do Cancioneiro e, a minha preferida, "Abraço Eterno", um bugio de marca maior, vencedora do Ronco do Bugio em 2012, na minha querida São Chico, composição de Dionísio Costa e Rico Baschera.

Não temos me repisar: este é daqueles trabalhos de se ter na estante de casa ou no porta-luvas do carro, como frequentemente aqui me refiro. Então, corra e compre! O lançamento é da gravadora Show do Sul.

***

Hoje tem Os Monarcas e grupo Carona no CTG Gaudérios da Saudade em Estância Velha. Nem precisa de convite, pois é evento imperdível. Ingressos a R$ 60 (com janta) e R$ 40 (só baile). Ahh, quando entro num surungo...

Abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: