sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Porteira do Rio Grande.*

Desde ontem, 21 de janeiro, Vacaria destranca as tramelas e abre as porteiras do Rio Grande para os gaúchos e gaúchas de todas as querências, amantes do maior rodeio crioulo deste país. O 31º Rodeio Internacional de Vacaria promete dez dias da mais bela festa campeira, com tiro de laço e gineteada para não deixar ninguém parado. A estrutura do CTG Porteira do Rio Grande vira uma cidade tradicionalista tomada por barracas e gaudérios de todas as partes do nosso mundéu.

Para quem gosta de atirar umas cordas ou mesmo de assistir, já pode amanhecer no parque, pois as 8h começou a Taça cidade de Vacaria e por aí segue, encerrando-se a programação da Campeira no domingo, 31. Já as provas da artística se iniciam no sábado, dia 23, encerrando também no último dia do Rodeio.

Também não faltarão fandangos em quantia para, nos momentos de descanso, bailar de pé trocado ao som de Eco do Minuano & Bonitinho; Os Bertussi; Os Monarcas; Grupo Minuano; João Luiz Corrêa e Campeirismo; Paulo Fogaça e Gauderiando; Grupo Rodeio; Chiquito e Bordoneio; Walther Moraes e Criado em Galpão e tantos outros. Ainda, os shows de Cristiano Quevedo; Dante Ramon Ledesma; Elton Saldanha; Shana Müller; Nilton Ferreira; Luiz Marenco; Leonel Gomes; Pirisca Grecco; Erlon Péricles; Cesar Oliveira e Rogério Melo, Joca Martins, Jari Terres, Juliana Spanevello, Pedro Ortaça e muito mais.

Em suma, faltará fôlego para tanta cousa buenacha que está por vir. Mas não se assustemo!!!

Paralelo ao Rodeio, entre 25 e 27, ocorre a 10ª edição do festival “Cante uma Canção em Vacaria”, um dos mais importantes da atualidade e que muito bem representa a música nativa do Rio Grande velho. Pois foi deste festival que saíram, entre tantas outras, “Serrano, Sim Senhor”, de Os Serranos e a poesia musicada “A vida de Cabelos Brancos”, do grande Nilton Ferreira, música esta que não deixa de emocionar aqueles que valorizam a vida e a lida do dia a dia.

A nossa Rádio Campanha também estará em Vacaria, animando os acampamentos e embalando a cada tiro de laço e gineteada.

Será uma festa em quantia que ninguém vai querer ficar de fora. Se ‘bamo’ gauchada?

Entonces, todos os caminhos nos levam à Vacaria, tchê!



Forte abraço a todos.

* Publicado originalmente na coluna "CHARLA DO CAMPEIRO", no sítio da Rádio Campanha (www.radiocampanha.com). Ouça o gauchismo de pura cepa na Rádio Campanha!

Nenhum comentário: