sexta-feira, 25 de março de 2016

Chasque da sexta santa.

Conversava, ontem, com meu pai, e chegamos a conclusão que para muitas pessoas o consumo de peixe é exclusivo na semana santa. Isso explica, por exemplo, o porquê de temos tão poucas opções para adquirir peixe fresco. Falo do Rio Grande do Sul e da nossa região, obviamente. Se irmos para nossa bela Costa Doce, teremos lá um consumo de peixes muito maior e mais opções para se adquirir o produto. O mesmo vale para Santa Catarina, que temos peixes em quantia. As características regionais também devem ser levadas em conta, verdade seja dita.

***

Pois eu sou um adorador de peixes, camarão e frutos do mar em geral. E olha que aqui vos escreve um devorador de carne compulsivo, cujo churrasco é o prato predileto e, em podendo, comeria todos os dias. Mesmo assim, gosto bastante de peixes. Uma bela tainha assada, ou mesmo um anchova. Salmão com uma geleia de fruta cítrica também tem muito o seu valor, assim como aquela truta espetacular servida no Casteli, em São Chico.

Também são poucos os restaurantes que servem peixe regularmente e de maneira diferente que somente frito.

***

Quando era guri, ainda morando em São Chico, só tínhamos opção de merluza congelada, nesta época (fora dela sequer se tinha opção de peixe). Também, por lá, não se fazia peixe que não fosse frito. Muita gente ainda segue este ritual, embora mesmo lá por São Chico já tenhamos mais opções, inclusive de peixes frescos, por agora.

Mas o povo já se acostumou, não adianta. E também, há um xucrismo enraizado, não adianta.

***

No meio da conversa, minha mãe disse que no tempo dela guria, ainda morando lá fora, peixe mesmo era só lambari. Mas pensa num trabalho danado que devia ser. Tinha de pescar uma tonelada para satisfazer a família grande (risos).

***

Naquele tempo, confirmou ela, também se valoriza mais a importância religiosa da questão. Hoje, convenhamos, isso se relegara a segundo plano. Terceiro ou quarto, talvez até.

***

Estarei, ao menos nesta sexta-feira santa, em São Chico. Para evitar surpresas limitadoras, to levando o peixe daqui.

Bom feriado a todos. Boas orações.

Feliz páscoa!

PS.: E os ovos? Com o preço que pude observar de relance, sem exceções, até mesmo ovo de galinha tá difícil de se comprar.    

Nenhum comentário: