terça-feira, 29 de março de 2016

Tempestade, tapete, leitão... Tudo por R$ 1,99!

Bahh, tchê! Tá brabo achar assunto para falar, diante da situação do país, onde a cada dia "novos" assuntos surgem falando da mesma coisa. Então, não existem novos assuntos; também, me parece que o país parou a espera de uma definição do jogo político. A julgar que a política brasileira está abaixo da linha da pobreza, atolada num manancial barreado de partidos de ideologia barata, adquirida naquelas velhas lojas de R$ 1,99 - que expectativa temos então de que novos e melhores dias virão?

Cético que sou, obviamente, só vejo tempestades à vista.

***

Li dia desses em um blogue na internet o depoimento de um brasileiro que vive há alguns anos nos EUA. E não é o meu amigo Rodrigo. Passeando em Porto Alegre, elencou alguns pontos negativos, mas outros tantos muitos positivos. Disse, por exemplo, que nossos shoppings são muito melhores que os norte americanos. Elogiou o moderno sistema de demarcação de vagas nos estacionamentos, com luzes verdes para vagas liberadas, vermelhas para vagas ocupadas e azuis para vagas especiais. Em Novo Hamburgo este sistema também já está sendo utilizado nos empreendimentos do grupo Zaffari.

Elogiou a capacidade de muitos brasileiros em fazer fortuna nos EUA, como empresários.

De fato, a nossa criatividade é muito generosa. Lembro-me, anos atrás, de conversar com uma arquiteta que estava deixando o país para morar no Canadá. Lá, os profissionais brasileiros eram requisitadíssimos, justamente pela criatividade e o bom gosto.

Então, o que nos puxa para trás?

O Estado! O governo é uma barreira burra à iniciativa privada e ao crescimento da sociedade. Não tem como crescer tendo de dar quase todo o pão para o leitão guaxo chamado governo brasileiro.

Deixa o povo trabalhar e poder usar o seu dinheiro, Brasil!

***

Não quer dizer, todavia, que sou contrário aos projetos sociais. O governo deve sim estar atento a estas questões. Deve também fomentar a educação. Mas que não passe muito disso.

***

Parece que o PMDB desembarca do governo federal, hoje. Farinha do mesmo saco, deve ter o mesmo destino. Ou não?

Se o tal impeachment realmente fará a democracia brasileira crescer, cuja minha dúvida é latente e exuberante, que façamos então bem feito. Um limpa geral na nação.

Tem de levantar o tapete.

Boa semana a todos.

Nenhum comentário: