sexta-feira, 18 de março de 2016

O causo do borrego

Quando as manchetes permitiram, tendo em vista a crise política que diariamente tem tomado conta do noticiário, novas polêmicas apareceram por este brasilsão tomado pela hipocrisia e a chatice. Pois no início desta semana que quase se finda, causou frisson e algumas (muitas) manifestações nas redes sociais acerca de um programa televisivo do canal fechado GNT, o "Tempero de Família", apresentado pelo ator e ótimo cozinheiro, Rodrigo Hilbert (além de catarina e meio gaúcho, casado com a modelo Fernanda Lima, gente da gente). No programa o apresentador e cozinheiro demonstrou a etapa de carneação de um cordeiro filhote (com menos de 1 ano), o que aqui chamamos de borrego.

O borrego, aliás, não é tão filhote assim, pois já tem tamanho suficiente para fornecer carne e lã. Daí o Rodrigo Hilbert resolveu mostrar o sacrifício do animal que, claro, nunca é bonito de se ver, mas é uma situação natural da vida. O animal, ao fim e ao cabo, estava ali para isso mesmo, fornecer carne e lã, quer queiram ou não.

Muitas pessoas, todavia, acharam um absurdo e estão incriminando o cozinheiro, além de despejar todo o tipo de impropério que, convenhamos, dá até vergonha de mencionar. Impressionante como a nossa sociedade atual está cheia de "mimimi". Estamos nos tornando uns maricas! Maricas!

Volto a frisar: não, não é uma cena bonita de se ver o sacrifício de um animal, ainda mais bonitinho como um cordeiro; mas, é a lei da vida. Não pensem vocês que a carne que a grande maioria compra todo o dia no supermercado brotou da terra ou foi retirada do pé de uma árvore. 

O triste fim do boi, do cordeiro, do galo, do cabrito é o matadouro (escutem a bela música "Pêlos", cantada pelo grande e imortal José Cláudio Machado. Interpretação sublime, gize-se.). É triste, mas é um mal necessário. Foi a proteína animal que nos fez cabeças pensantes e nos tornou estes humanos 'pseudo' racionais que hoje figuram o mundo. Do contrário, seríamos todos, ainda, seres das cavernas capazes de, no máximo, resmungar "uga uga". Não teríamos capacidade alguma de falar e escrever além disso. Não teria facebook e etc e tal.

Será que você que tá marreteando o apresentador é capaz de compreender isso?

Não?

Talvez esteja faltando um pouco de proteína animal no seu corpo. Muita, aliás, com o perdão do exagero e do sarcasmo.

Já eu, que não sou tão apegado assim, seguirei assistindo o programa sempre que possível, para aprender novas técnicas de gastronomia familiar. Coisas do campo, muitas vezes. Ah, esqueci de dizer, aprecio a comida de verdade, aquela que se come com gosto e vontade. E é isso que Rodrigo Hilbert mostra no seu programa.

Recordo-me com a boca cheia d'água e com muito saudosismo dos churrascos de ovelha lá da Várzea do Cedro.

No mais, chega de mimimi. Pois, então, que se comece o mimimi (por aqui!). Mas, já adianto que não mudarei de opinião.

Abraço a todos e bom final de semana.

Nenhum comentário: