sexta-feira, 11 de março de 2016

Gaudérios da Lomba Chata

"De camisa cor da noite sobre o peito, lenço velho maragato tremulando; Trazem glórias deste pago no seu jeito, Lomba Chata está chegando". Pois nos versos do grande Léo Ribeiro, musicados pelo também brilhante gaiteiro Gonzaga dos Reis, cujo título é o mesmo deste, é que me inspiro para escrever o texto de hoje. Mas porque agora lembrar da Lomba Chata? Explico.

Pois esta semana estive na Lomba Chata, localidade nos campos dobrados da minha querida São Francisco de Paula, entre o distrito de Tainhas e a Várzea do Cedro, às margens da rodovia  Rota do Sol, Piis tenho lá parte das minhas origens. O Afonso Gil da Silva, o seu Netto, meu querido e saudoso avô lá nasceu e se criou, em meio a uma família numerosa e peleadora pelas coisas do campo. Adentrar na Fazenda Cascais é refletir o passado, presente e futuro, além é claro, de cruzar pelos campos dos parentes. Acreditem, é grande a família.

Vô Netto é o pai de minha mãe, mas foi com meu pai (que tem vocação campeira) que lá estive, em razão de análise das condições duma cerca de divisa. Nada muito grave, mas importante para a melhor convivência com a vizinhança. Problema parcialmente resolvido em uma manhã, depois retorno a realidade da cidade grande e agitada. Mas quando se vai pra fora, é impossível não pensar um pouco na paz e na qualidade de vida que, por aqui, há muito já se perdeu.

A cada dia que passa reflito mais sobre a volta às minhas origens, passadas quase duas décadas do meu rumo ter ganho o mundo. Não será uma decisão simples, tampouco para agora, mas pelo que se desenha terá de acontecer.

Certamente não fixarei residência na Lomba Chata, mas irei lá mais vezes. Por ora, apenas, digo com uma pura sinceridade que me orgulha, e muito, ser descendente dos gaudérios da Lomba Chata.

"...Índios que pegam parelho, sem receio; Se criaram olhando fundo para o mundo, na cabeça dos arreios."

Gente do campo. Gaúchos campeiros. História de São Chico e do Rio Grande.

Essa marca não se perde.

Abraço e bom final de semana.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.