sexta-feira, 20 de maio de 2016

Bergamota mecânica

Este ano, ao menos por hora, o frio já vem batendo a porta, razão pela qual dá para se esperar um inverno mais intenso que o dos últimos anos. Com o inverno, aqui pelo Rio Grande, algumas boas manias surgem, como a de se vestir bem (aliás, algo propício ao nosso povo), comer pinhão, tomar quentão e, obviamente, lagartear no sol sorvendo um bom amargo ou, ainda melhor, degustando algumas bergamotas.

A bergamota não é algo somente nosso, afinal, tem por todo Brasil. Mas para cima chamam de mexerica. Bergamota, portanto, é coisa nossa. Eu, neste ano, ando catando boas bergamotas por aí. Confesso que já comi algumas boas e outras nem tanto. Cada início de tarde experimento uma nova, mas aquela ótima, que dá vontade de repetir, ainda não experimentei. Sigo à caça, pois.

***

Começa hoje a Festa Nacional da Bergamota, em São Sebastião do Caí. Fui apenas uma vez na festa e gostei do que vi. Boa estrutura tem o parque da festa. Não sei se vou este ano, mas se for volto de lá com o carro "fedendo". Hehehehe.

***

Devo subir à serra amanhã. Ainda não degustei um pinhão nessa safra e me parece uma oportunidade caindo de madura.

***

Bergamota quando começa a cair de madura tem de ir para um destino certo. Nada como uma fruta bem gaúcha de sobremesa. A situação é mecânica. Tu vê uma e quer comer várias.

Por aqui, a nossa bergamota é mecânica!

***

Na próxima terça-feira tem noite gaúcha serrana, na Lomba Grande. Terá postagem especial. Mas já apruma tua pilcha porque todos os caminhos nos levam a lá.

Bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: