sexta-feira, 13 de maio de 2016

O nome do cavalo.

Ventania. Esse seria o nome do meu cavalo, caso eu tivesse um. Será este o nome do meu pingo, quando eu vier a ter um. Ainda não desisti. Deverá ser um animal ágil e veloz, para fazer jus ao nome; também, ventena, maleva, arisco. Personalidade em consonância com sua nomenclatura. De onde eu tirei este nome? Tinha um vizinho, quando ainda morava em São Chico, que em todos os carros tinha um adesivo escrito “Ventania”. Nunca perguntei o motivo. Não sei se ainda tem nos carros atuais. Mas ao ver aquele nome, inúmeras vezes, decidi-me que se um dia tivesse um cavalo, e ainda o terei, será reconhecido por Ventania, o ventena.

***

O engraçado de tudo isso é que sou meio arredio para vendavais. O que nada significa, aliás, já que ventania e vendaval são coisas distintas. O segundo muito mais perverso e destruidor que a primeira, cuja palavra, no substantivo, é bastante adjetiva, convenhamos.

***

Dia desses, escrevi um texto um tanto quanto saudosista para o BLOG DO CAMPEIRO. Entitulado “Êra, vida campeira...”, trouxe algumas recordações de minha infância, na fazenda do Vô Netto que, infelizmente, já não faz mais neste plano as suas campereadas. Naquele tempo tinha um cavalo que chamava de meu, embora sequer fosse: o Tubiano. A pelagem lhe dera o nome, este de acordo com o seu modo pacato de ser. Um animal manso, dócil, mas que não refugava a lida. Como disse lá no blogue e reitero aqui, morreu no campo; sequer tive tempo de me despedir.

***

O cavalo e o gaúcho são duas entidades que se confundem. Um gaúcho jamais será o mesmo depois que seu parceiro de canto e lida partir. Sem despedida, então, o desalento é muito maior. Muito maior.

***

Ventania. Esse seria o nome do meu cavalo, caso eu tivesse um. Será este o nome do meu pingo, quando eu vier a ter um. Ainda não desisti. Trará-me bons ventos e uma sensação de liberdade inimaginável.

Disso não duvido. Disso tenho certeza! 

Desculpem-me a breve ausência.


Abraço a todos e sigam ouvindo a programação galponeira e macanuda da nossa RÁDIO CAMPANHA.

***
 Publicado originalmente na coluna CHARLA DO CAMPEIRO, no sítio da www.radiocampanha.com

Bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: