terça-feira, 12 de julho de 2016

O tal "quê" de nostalgia

Vez por outra, e nos últimos tempos a questão anda mais recorrente, me bate um "quê" de nostalgia. Coisas banais tem servido para mim pensar nisso, de uma forma ou de outra. A última, a do momento, é referente a comida. Já até escrevi por aqui, alguns anos atrás, sobre isso; claro, sem o tal "quê" de nostalgia. Foi sobre as sucessivas diminuições das quantidades de certos produtos de determinados gêneros alimentícios.

Começo pelo chocolate.

Sexta-feira, última, foi um dia atribulado em que sequer consegui almoçar. Mais para o fim do dia, já noite, admito, parei num posto de combustíveis e na boca do caixa caí na tentação de comprar um chocolate. Paguei, provavelmente, mais do que da última vez que comprei o mesmo chocolate, todavia, pasmem, achei meio pequeno demais. Daí constatei que o produto tinha apenas 25g, ainda que mais caro que do tempo em que comprava 45g do mesmo chocolate. E não vai tanto tempo assim.

O mesmo vale para biscoito recheado o que, felizmente, suprimi da minha vida. Nos áureos, um pacote de Trakinas, a minha predileta, detinha 200g do produto. Hoje, me parece que é menos de 150g.

O refrigerante, outro que tento abstrair de minha vida, não parece muito mais diferente. Sou do tempo em que refrigerante era vendido em litro e em garrafas de vidro (e era bem melhor o sabor - gize-se). Depois surgiu uma versão em 1,25l, prenunciando as garrafas pet de 2l. Pois certa feita, em um lanche da escola, o meu coleguinha Vicente apareceu com um versão miniatura da Coca-Cola, com 600ml. Me encantei, confesso. No mesmo dia convenci a Vó Frida de ir lá comprar a nova Coca de 600ml.

Pois hoje, temos 50 versões de tamanhos diferentes. Até uma natureba apareceu.

A bem da verdade, queridos e queridas leitoras, é que todas as novidades do mundo moderno não trazem somente benefícios. A cada novo dia e com o surgimento de algo novo, perdemos um pouco mais do encantamento da vida. Os exemplos da comida são supérfluos, eu sei, mas as pequenas coisas acabam refletindo em algo maior.

Faltando 20g do meu chocolate, o que me resta é o tal "quê" de nostalgia.

Boa semana a todos.

Nenhum comentário: