segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Coisa latente

Eu acho que eu já tinha ouvido falar no Velho Marconi, compositor gaúcho desta nossa região, contudo nunca me liguei muito para sua pessoa. Mas este mundo é cheio de coincidências. Na sexta-feira, no programa Prosa de Galpão da rádio Cinderela FM, tive a oportunidade de conhecer o tal do Velho Marconi que também se apresentou no programa. Indaguei meus companheiros de Grupo Fandangueiro querendo saber um sucesso feito pelo compositor e cantor e um deles me soprou: o Branco dos teu cabelo, aquela gravada pelos Garotos de Ouro. Aí me acendeu uma luz, pois afinal eu conhecia certamente uma música dos Garotos de Ouro com este título, contudo não conseguia lembrar-me da mesma. Pedi pra me soprarem um pedaço, e aí o meu grande amigo e gaiteiro Jackson, o São Borja, cantou o refrão com toda sua "afinação" entonante (hehehe).
Fiquei com aquela canção na cabeça, mas nada que me perturbasse. De repente, sábado no baile do Tchê Moçada, o Velho Marconi (Sim, ele estava lá) foi convidado assim como eu, para subir ao palco e cantar o seu sucesso, o Branco do teu cabelo. Desde então, latentemente esta música não sai de minha cabeça. Felizmente ela é boa, pelo menos. E é por isso, que lhes trago a letra nesta manhã nublada de fevereiro:

O Branco do Teu Cabelo - Velho Marconi

O que se planta germina sendo bem regado cresce
É como o verde do pampa e a natureza enobrece
Canção simples e modesta do pouco é que avisto muito
Mesmo assim não vejo tudo mas de nada me aborrece

O branco do teu cabelo não é, motivo pra ironia
Espelham conhecimento, experiência e sabedoria

Dos versos que hoje transmito do fundo do peito sai
Grito mais alto que posso eco não sei donde vai
E o vento forte assobia vai repontando lembranças
Traz aromas do meu pampa e faz ondas nos meus trigais

O branco do teu cabelo não é, motivo pra ironia
Espelham conhecimento, experiência e sabedoria


A nossa honra tem preço nada pode valer mais
São heranças dos meus troncos dos meus avós e meus pais
Digo isso com orgulho e quando meus filhos cresçam
Que eles também digam o mesmo sou igualzito ao meu pai

Resta-me agora, encaixá-la no repertório do GRUPO FANDANGUEIRO. De repente, cantada por mim mesmo.

***
Grande fandango sábado a noite na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande. Parabéns Luiz Cláudio "Cadinho" Reis, pela posse. São Chico de Paula orgulha-se de ti. Ahh, e obrigado Tchê Moçada pelo convite para palhinha (hehehe).

Um abraço a todos e uma boa semana.

Nenhum comentário: