sexta-feira, 10 de julho de 2009

Novos ares

Se andava faltando inspiração ou assunto sobre o nosso gauchismo a ser exposto neste espaço, gostaria de salientar que o marasmo se encerrou, pelo menos por hoje, ou momentaneamente por hora. Há algum tempo eu vinha me preparando para falar de uma nova força fonográfica dentro dos limites territoriais deste nosso estado: Gravadora Vertical. Quando ela surgiu, achei que fosse mais uma a se aventurar neste ramo musical e quebrar por incompetência administrativa ou outra coisa qualquer. Aí soube, que os fundadores da mesma eram oriundos da maior gravadora do Rio Grande, a Acit, e que inegavelmente vinham respaldados pela competência administrativa da mesma. Por que saíram? Não sei. Até permito-me conjecturar a situação real de fato, mas como não gosto de trabalhar com hipóteses, e sim, com realidades, permito-me guardar pra mim os meus pensamentos frente a situação exposta. Devem ter decidido respirar novos ares, e isso, acreditem, tem um demasiado valor.
No início, a gravadora Vertical direcionou seu foco a mostrar ao público consumidor de nossa música regional, novos talentos que estavam surgindo principalmente nos palcos dos festivais nativistas espalhados pelo solo gaúcho e também catarinense. Também abriu a porta para bandas de música popular como o Brilha Som, por exemplo. Num segundo momento, resgatou artistas consagrados que por motivos alheios estavam em “baixa” no mercado, tais como: Os Atuais, Grupo Querência, Paulo Siqueira e Tchê Guri (este lançou um trabalho pela mesma e passou ao quadro da Acit). Hoje, já consolidada no mercado fonográfico do sul do país, vem trabalhando para agregar aos seu quadro grandes músicos e grupos deste nosso estado. Um dos primeiros a migrar para a Vertical foi Élio da Rosa Xavier, o Porca Véia, que depois de anos trabalhando com a Usadiscos, teve coragem de mudar radicalmente e o resultado, eu mesmo posso garantir, foi o melhor possível. Os discos produzidos pela Gravadora Vertical, tem uma sonoridade muito boa, limpa e a parte de arte gráfica também é de excelente qualidade, lembrando, alguns trabalhos realizados pela extinta Galpão Crioulo Discos.
Agora, falando em novos ares, a Gravadora Vertical anuncia mais duas contratações de peso para seu “casting” de artistas exclusivos: Rui Biriva e Os Tiranos. O primeiro, um músico solo consagrado que já passou por todas as grandes gravadoras do Rio Grande e que no seu último disco (produção independente) conseguiu marca de vendas impressionantes para quem vendia cd's apenas nos shows. O segundo, Os Tiranos, uma banda com quase vinte anos de carreira, de excelente qualidade, meus patrícios de São Chico que tem uma linha autêntica e inconfundível. Depois de cerca de quinze anos de gravadora Acit, partem para uma nova casa onde certamente terão os espaço que merecem, não sendo apenas “mais um” a fazer parte do quadro da gravadora. O novo disco de Os Tiranos já está sendo preparado e tem lançamento previsto para setembro deste corrente ano. Agora, é aguardar os novos trabalhos destes artistas nesta nova casa, torcendo para com que o crescimento desta gravadora se mantenha constante, e que ela consiga resistir aos adventos da modernidade como a internet, por exemplo. Este Campeiro que vos escreve, é um gaudério a moda antiga que tem que pegar um disco na mão para poder ter certeza que o mesmo é real. E que saudade dos tempos em que uma boa música se era ouvida na magnitude de um disco de vinil. De já hoje os tempos são outros, novos ares rondam a nossa música gaudéria, e se estes ares vem pra ficar, que fiquem mas que não prejudiquem esta estirpe campeira que brota do ventre gaúcho, no fole ou no ronco de uma gaita macanuda do Rio Grande.
_
Grande abraço e um ótimo final de semana a todos.

3 comentários:

Unknown disse...

adorei o baile o baile do soveu d ouro oque nao saiu do teu pensamento? beijaobem que vc poderia aparese aqui nos bailes do soveu vai ser bem vindo o grupo esta d parabens beijaooooo thais

Unknown disse...

oi vcs sao otimos mas odoro mais vc beijaoooooss thais do sove de ouro

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.