segunda-feira, 6 de julho de 2009

O Ronco

Hoje eu acordei animado e pronto pra colocar o assunto em dia aqui neste blog. Nem sei por onde vou começar, muito menos sobre qual assunto vou tratar, mas o fato é que estou aqui pronto para começar tudo de novo. Ontem, eu estava meio “deprê”, pensando em tudo que aconteceu nos últimos dias, mas hoje, felizmente estou animado para começar mais uma semana, esperando é claro, que o final de semana chegue rápido (hehehe).Acho que esqueci de mencionar, mas desde o último dia vinte e cinco, do mês de junho passado, trabalho no município de Taquara. Aliás, Taquara como sede e municípios arredores, dentre eles, minha querida São Chico de Paula. Estar próximo de São Chico é realmente muito interessante, pois afinal, esta terra me viu crescer e foi responsável por marcar em mim esta identidade gaudéria que faço questão de mostrar a todos, tentando retransmiti-la aos que gostam da legitimidade da nossa tradição gaúcha. São Chico é considerada a cidade mais gaúcha da nossa serra, e sendo assim, todos podem ter certeza da lisura de meu berço.
Depois que escrevi as linhas sobre o Ronco do Bugio, na última sexta-feira, fiquei a pensar sobre a última vez que tentei participar do festival. O ano era 2006 e eu recém tinha aprendido o verdadeiro sentido de estar fora do seio familiar, peleando sozinho na capital do nosso estado. Na época, morava no começo da zona sul e gravava no ventre da zona norte, no estúdio do meu amigo Cesar Sanchez, e por mais de uma vez, acabei tendo que atravessar o centro de madrugada. Um dos meus grandes sonhos é participar como concorrente do Ronco do Bugio, mesmo que o festival já não seja mais tudo aquilo que foi, mas é o meu sonho e eu não vou sossegar enquanto não realizá-lo. Contudo, o ano de 2006 não foi o ano em que eu realizei este sonho. Até hoje, não sei qual foi o verdadeiro motivo pelo qual não fui selecionado, sendo que eu tinha três músicas na triagem e duas delas bem boas. Mas não fui e pronto. No ano de 2007, novamente teve uma edição do festival, mas desta vez eu não quis participar e em 2008 nem teve festival. Agora o ano é 2009 e o festival volta a ter espaço na programação turística do município, e eu, creio já estar maduro suficientemente pra encarar esta disputa novamente.
No pensamento que tive após descrever tais linhas, recordei também do grandioso Ronco do Roncos, que ocorreu paralelamente e décima edição do festival. Se não me engano, o ano foi 1995 e as dependências do ginásio municipal de esportes estavam lotadas com gente de tudo quanto era canto do nosso Rio Grande e artistas renomados, tais como Leonardo e Os Monarcas, que juntos, venceram a primeira edição do festival e levaram também o Ronco dos Roncos. É, o Ronco do Bugio teve seus momentos de glória, altos e baixos, tal qual a vida de cada um de nós. Nos resta saber se ele algum dia ele vai voltar a caminhar por suas próprias pernas, levando aos campos de cima da serra os maiores expoentes da nossa música regional gaúcha, fazendo com que o bugio, ahhh o velho bugio, volte a roncar grosso entoando seu grito pra todo este mundéu galponeiro na baixaria e nos dedos mágicos de algum bom gaiteiro. Ocorrerá então neste dia a volta da glória serrana e da glória deste nosso Rio Grande.
_
Forte abraço e uma boa semana a todos.

Nenhum comentário: