segunda-feira, 20 de julho de 2009

Questão de interesse

Estava pensando, enquanto me deslocava para o trabalho, sobre qual tema abordaria no texto de hoje. Aliás, é sempre assim. Sempre que me sento para escrever um texto fico na dúvida sobre qual tema abordar, afinal, com raras exceções, eu já me sento em frente ao computador com o texto previamente escrito em minha cabeça. Na terça-feira que passou, andava pelo município de Parobé quando de repente me deparo frente a frente com o cantor Rui Biriva. Não sei se é coincidência, já que na outra semana eu falara dele aqui no blog, ou então ironia do destino. O fato é que o vi, mas não pude falar com ele, pois o mesmo estava gravando o seu programa para TVE. Não recordo-me agora o nome do programa, mais é bem interessante pois através dele é possível conhecer boa parte do Rio Grande sem sair de casa. Aliás, acho que esta é a primeira vez que eu faço algum elogio referente a algo oriundo da televisão. Quanto a este meio de comunicação, vocês já devem ter percebido que eu sou bastante cético, criticando-o sempre que possível. Isso porque, a televisão tem todos os defeitos possíveis de existência, mas isso é uma questão que não será abordada hoje aqui neste espaço.
Na quinta-feira que passou, estava em Taquara almoçando com os meus colegas quando de repente passa uma viatura da Brigada Militar em considerável velocidade. Inicialmente não demos bola até que de repente passa novas viaturas da Brigada Militar, desta vez acompanhada de viaturas da Polícia Civil. O fato chamou atenção, mas seguimos com o almoço uma vez que tínhamos hora para cumprir. Quando chegamos ao escritório soubemos que houve um assalto da agência lotérica no centro da cidade e que duas pessoas foram feitas reféns enquanto ocorria tal sinistro. Aí eu neste momento me perguntei: Aonde andam as garantias de vida da sociedade? Eu mesmo respondo: Foram pras cucuias! Hoje em dia, infelizmente todos nós somos reféns da violência que bate a nossa porta. Nós, nossas famílias, amigos, estamos presos atrás de grades em portas e janelas de nossas casas, enquanto a bandidagem anda a solta por aí, pondo o terror em prática contra as pessoas de bem. Qual o motivo de tanta violência?
Olha, violência não tem cheiro, nem cor, muito menos condição social. Todas as camadas da sociedade vêm sofrendo com os excessos cometidos pela bandidagem. Bandidos também sem cor, raça ou condição social. O berço do crime é hoje a nossa sociedade hipócrita que não vê que nós mesmo somos os culpados por suas mazelas. Enfim, não há um motivo específico para o surgimento e manutenção da violência. Eu desconfio, contudo, de que atualmente as drogas estão influenciando fortemente o desenvolvimento deste mal, com um voto especial a droga da moda: o crack. O crack está tão na moda que nossa maior rede comunicativa do Rio Grande do Sul está fazendo uma campanha contra a droga. Uma atitude cem por cento louvável, não fosse os interesses comerciais que correm por trás de tal campanha. Como o crack está tomando proporções inegavelmente perigosas e a sociedade em geral está a par disso, nada melhor do que lançar uma campanha institucional contra esta febre do mal para demonstrar o quanto a empresa se preocupa com as mazelas da nossa sociedade. Eu ficaria todo arrepiado com esta bondade toda, não fosse uma pessoa já calejada dos acontecimentos da vida. O que há na verdade é uma tentativa de recuperação de uma imagem arranhada por envolvimentos políticos e elitizados.
Enfim, como sempre tudo é uma questão de interesse. O político em campanha te cumprimenta ou te dá isso e aquilo pois tem interesse no teu voto. A mulher ou namorada te enche de beijos e chamegos afim de conseguir algo cabeludo, ou que te deixa, em situações normais, profundamente irritado. Como falei é tudo uma questão de interesse. Interesse! No final das contas o que nos resta é torcer para que Deus olhe por nossas pobres almas e nos proteja desta carnificina que é “sobreviver” nos dias atuais. E que Deus seja louvado.
_
Abraço e boa semana a todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nadinha sobre o dia do amigo??