segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Intensidade

Eis que surge, enfim, a derradeira e última semana do fatídico ano de dois mil e nove. Alguns já estão sentindo falta deste ano, outros dando “Graças a Deus” que vai acabar e o restante pouco se importando e sem reação alguma. Lembro-me que no início do mês passado, mencionei que na hora certa faria um balanço geral dos acontecimentos marcantes deste dois mil e nove, sendo bons ou ruins, afinal, virou praxe trazer a tona este tipo acontecimento aqui no blog a certa altura do ano. Creio que a hora certa para este balanço seria hoje, agora, porém, algo ontem me fez mudar de idéia, não mudando, talvez. Decidi-me tratar dum dos assuntos mais importantes em nossa vida e por que não, o mais importante: família. Mas afinal, qual o verdadeiro significado de família? Na definição do Aurélio, família é o pai, a mãe e os filhos: família numerosa; todas as pessoas do mesmo sangue, como filhos, irmãos, sobrinhos etc; grupo de seres ou coisas que apresentam características comuns. Não é a definição familiar de um dicionário, contudo, que me prende neste texto. Paira sobre mim a dúvida do conceito sentimental de familia. Mas afinal, para que existe realmente a família? Qual é o seu verdadeiro papel na vida de cada um de nós? Talvez eu chegue ao final deste texto sem uma resposta criativa, porém, um melhor entendimento passa, sem dúvida nenhuma, pelo sentimento. Para entender o sentimento, é preciso saber lidar com ele e, inevitávelmente, escrever com ele.
Talvez a motivação maior para vivermos seja a busca constante pela felicidade. Ser feliz é o reconhecimento daquilo que a vida nos proporciona, creio eu. Há, todavia, momentos em que a felicidade perde sua força dentro de nós dando lugar a situações mais adversas, dando lugar a tristeza, por exemplo. Para quem trabalha com planejamento de futuro como eu, não foi nem uma, nem duas vezes em que vi parte de um sonho desmoronar frente a a realidade tão mais cruel. E nestas vezes, nunca me faltou o ombro amigo da minha mãe que é uma das únicas pessoas que já me viu chorar nesta vida. Também não faltaram as palavras sábias de meu pai. Tudo isso, mesmo eu não sendo aquele filho que hoje eu tento ser, mesmo tendo “abandonado” de certa forma meu seio familiar. Estes dias minha mãe indagou-me da seguinte forma: Meu filho... Nada surpreendente, afinal eu sou seu filho( é o que me disseram pelo menos hehehe). Surpreendente sim, meu caros. Aprendi a ser chamado pelo nome em casa. Na hora chamei a atenção de minha mãe, pelo tempo que não a via me indagar assim. Dias depois, ela veio dizer-me que tinha ficado pensativa sobre a atenção que chamei. Disse-me que as vezes, simplesmente, as ações dela para comigo atestam esta condição de mãe e filho. Enfim, por vezes os gestos dizem mais do que palavras. Um fato real e relevante, certamente.
Porém, para não me alongar muito e também não responder questionamentos anteriores com mais dúvidas e perguntas, desta vez serei enfático e conceituarei a minha visão sobre o que é família. Subjetivamente, família deveria ser a base sólida, o esteio, o alicerce que proporciona a cada pessoa um começo de desenvolvimento de vida desde os primórdios pessoais desta. Objetivamente, cada família é composta por características distintas, umas mais unidas do que as outras, mais festeira dos que as outras, mais séria do que as outras. O que importa, contudo, é a lição que tiramos de cada uma destas, os valores e dogmas proporcionados a cada um de nós. Família é aquela que está sempre de braços abertos para um filho desgarrado, é aquele lugar que chamamos de casa, é aonde está quem nos ampara e quem nos cobra. Família é a felicidade constante e a tristeza pontual. Família é a união pela festança, pela bonança e principalmente pela adversidade. Família pode ser apenas eu e você, desde que seja um sentimento recíproco intenso. Intensidade. Esta aí uma palavra que faz parte do conceito familiar. A forma como sua família é não importa. O que importa é amar e respeitar a cada um que faz parte dela. Intensamente.
_
Um forte abraço e uma boa semana a todos.

Nenhum comentário: