sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Verão, sol e mar

Encaminha-se para o fadado e derradeiro fim da nossa querida primavera e assim, surge mais um verão em nossas vidas. Em situações normais, eu já estaria elencando todos os contras possíveis existentes no verão e como contraponto uma ou outra qualidade apenas. Há, contudo, algo de diferente em minha vida este ano. Este ano eu não vou reclamar da chegada do verão e sim saudar. O que? O Campeiro saudando o verão? Pois é, pasmem, é verdade. Não sei qual o verdadeiro motivo para esta situação anormal, mas é que eu ando um pouco diferente ultimamente. Passei a rever alguns conceitos, como o de parar de reclamar de tudo, por exemplo. O processo pessimista da reclamatória constante acaba tornando-nos pessoas incrivelmente chatas, pois pensamos só no lado ruim da coisa e não no lado bom. A reorganização de nossas vidas é necessária de tempo em tempo, sem, contudo, afetar juízos de valores essenciais. Evoluir, não é aderir a moda ou se moldar sob o pensamento do outro. Evoluir é saber utilizar-se do novo em prol de seu bem estar e saber assimilar o que o outro tem de bom pra te dar. Mas enfim, estou esperando a chegada do verão. Ansiosamente? Não, não diria ser algo tão apreciativo, mas sinto estra chegando com o verão o prenúncio de novos tempos. Tempos que não apagarão o passado, mas que certamente o deixarão como mais uma das tantas recordações armazenadas em nossa mente.
No momento em que você meu caro leitor ou leitora, está lendo este texto, é bem possível que eu já me encontre no nosso litoral gaúcho, mais precisamente no município de Torres. Não, eu não estou de férias. Vou lá em virtude de compromissos profissionais extras a música. Porém, mesmo não indo a divertimento, me sinto bem disposto ao convívio com o sol e o mar ainda que sabendo que este segundo, verei apenas de longe. Por muito tempo, todos os dias pela manhã ouvia um conceituado programa de rádio da nossa capital que informava o tempo diretamente das principais cidades do nosso interior. O radialista de Torres sempre encerrava seu boletim saudando os ouvintes e elevando a sua cidade como a “capital das praias”. Se Torres é a capital das praias a falta de um convívio mais direto me impede de garantir, mas que certamente é a mais bela do litoral gaúcho isso eu não tenho dúvida. E já que Vinícius de Morais atestou que beleza é fundamental, certamente o ônus de ter que trabalhar no final de semana é compensado pela indiscutível magnitude natural e bela da cidade. Resta-me encarar com “tranqüilidade” (hehehe) este sacrifício.
Talvez só agora eu tenha aprendido que com o verão vem a alegria nunca vista no inverno. As pessoas no inverno se vestem de forma mais elegante a meu ver, mas sob os volumosos casacos há uma cara fechada e um corpo quase que entrevado devido ao efeito que o frio faz nas juntas do nosso corpo. No verão não. Roupas leves, pernas e braços aparecendo e pessoas alegres por poderem sair a noite sem se preocupar com o resultado do sereno da madrugada. Tem o mormaço, o calor intenso, mas eu acho que que os benefícios neste caso, compensam os malefícios. No final das contas meus caros amigos e amigas, o que importa é a felicidade de cada um. Se o inverno te faz uma pessoa feliz, que bom. Se é o verão, que bom também. Já que estamos nesta vida de passagem, o que mais importa é aproveitar os melhores momentos dela sem a preocupação excessiva com o amanhã. Afinal de contas, de que adianta pensar no amanhã e não aproveitar o mais importante do que acontece no hoje? A questão é viver cada segundo, cada minuto, cada hora, cada dia como se fosse o último. Eu estou a espera do verão, do sol e do mar. Também estou a espera de tudo de bom que virá com eles. E estas coisas boas virão certamente. Por que? Porque eu acredito, e ponto final.
_
Abraço a todos e um bom fim de semana.
_
***
Salvo algum evento surgido de última hora, o Grupo Fandangueiro se despede do ano de 2009 em um grande fandango a se realizar no CTG Terra Nativa neste sábado em Novo Hamburgo. As portas do galpão estão abertas pra ti meu amigo e minha amiga que está disposto (a) a, conosco, fazer desta finaleira uma grande festa.

Nenhum comentário: