sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Das coisas do tempo

Passada a primeira semana deste mês corrente, tenho para mim que já podemos concluir por duas situações: a um, que o inverno parece ter realmente ido embora depois destes dias típicos de primavera quase verão. A dois, é que realmente o tempo parece estar passando cada vez mais rápido. Quanto ao clima, bom, parece hoje em dia ser uma caixinha de surpresas. Nos últimos dias temos sentido um calor intenso ao dia, noites amenas e temporais no prenúncio dos finais de semana. Como estas variações repentinas já não são mais novidade, falar do tempo já virou uma questão batida. Seguimos então. O que dizer do tempo? Bueno, se me perguntarem acerca da virada do ano e sou capaz de relatar o que fiz com alguma quantidade de detalhes. Não o farei, primeiro que não é o momento oportuno, e, segundo, porquê algumas coisas não podem serem publicadas (risos). A passagem do tempo, todavia, torna-se contumaz quando penso que há exatamente noventa e seis dias não visito a minha querida São Chico de Paula. O lado bom, se é que tem lado bom neste lapso, é que minhas origens são reforçadas pela saudade. Voltarei a São Chico em breve, mas não será agora.
***
Este tempo longe dos palcos, perto do fim, tem servido para uma reciclagem interessante. Para se ter uma idéia, até a presente data eu já estive mais em fandangos do que o ano passado inteiro. Quando se trabalha num ramo em que não se está sozinho e que sofre até mesmo pelo descaso de algumas instituições, fazer o mesmo do mesmo é ser só mais um. É preciso evoluir com a passagem deste referido tempo, saber conviver com a nova realidade e ter em mente que o que passou, passou. O meu pensamento de ontem já não vinga nos dias de hoje. É preciso trabalhar com profissionalismo e não com amadorismo. Para tocar baile hoje em dia, ou para desempenhar qualquer outra profissão/serviço, temos muitas opções. É preciso foco para não ser mais um. E sendo mais, acredite, é perda de tempo.
***
No próximo dia 12, feriado, o conjunto musical Os Tiranos, que com maestria expandem o nome de São Chico através de uma música boa e autêntica, sobem ao palco do Sítio Novo em Joinvile/SC, para animarem um baile de gala e gravarem o seu segundo DVD.
Este novo trabalho é em alusão aos 20 anos de carreira do grupo e vem para coroar este importante trabalho desenvolvido em prol da nossa música regionalista. Como um admirador do trabalho d’Os Tiranos, aguardarei ansiosamente por este novo trabalho que, muito embora ainda nem gravado, já chega tarimbado de sucesso.
***
Veja-se que o tempo possui algumas faces. É quando se fala do clima, da contagem dos dias e, talvez a mais importante, da passagem da história. História própria ou de um todo. O tempo abre caminhos para que possamos nortear as nossas vidas, mas tem um defeito, ou qualidade: não volta. Defeito por que não permite que corrijamos nossos erros e qualidade porque nos obriga a aprender com eles. As coisas do tempo são de um todo abstratas. Sem críticas ou elogios, afinal, existe coisa mais abstrata que a vida e nós mesmos?

Abraço a todos e um ótimo final de semana.

Nenhum comentário: