segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Desnecessidades

Ouvi no rádio estes dias, acerca de um projeto de lei que visa retirar das paredes de órgãos públicos os crucifixos. Pelo que eu entendi, membros de algumas religiões sentem-se incomodados e até mesmo discriminados pela presença do artigo que faz “apologia” a religião cristã. Quem acompanha este blog, sabe que eu praticamente não falo em religião. Este é um assunto espinhoso certamente. Ademais, sabe-se que eu, embora católico, estou bem longe de ser um praticante, e que, em momento algum, sinto-me na obrigação de defender o catolicismo ou outra crença qualquer. Todavia, no caso em questão, permitam-me fazer uma exposição contrária a este projeto de lei. Não que eu esteja aqui defendendo o cristianismo, longe disso, apenas acho que tal discussão está longe de ser pertinente. Vejam só: nossa saúde é uma vergonha (exemplo disso é o da mãe e os bebes que estão internados na UTI do Hospital Municipal de NH, após percorrerem mais de 600 km em busca de um leito materno), o trânsito é caótico, a criminalidade não para de crescer, casos de corrupção na administração pública pipocam todos os dias, entre outras mazelas. Agora me respondam: é realmente necessária a discussão sobre a presença ou não de crucifixos nas paredes de órgão públicos?
Ademais, com todo respeito às religiões existentes, é de se lembrar que a religião cristã no Brasil é bastante superior em número de fiéis, que todas as outras juntas. Enfim, uma polêmica para uma segunda feira, do último dia do mês de outubro deste ano corrente.
***
Já faz algum tempo que deixei de ser um crítico feroz às manifestações do comércio no que tange ao período natalino. Até acredito que o comércio acaba por fomentar, ainda que bastante subjetivamente, a magia do natal através da esperança que move uma porção de pessoas. Contudo, é preciso um pouco de bom senso.
Estes dias deparei-me com uma propaganda televisiva de uma conhecida marca de chocolates já fazendo alusão ao natal, com Papai Noel e tudo. Ontem, para minha surpresa, estava passando em frente a um importante estabelecimento comercial de Estância Velha e o mesmo JÁ estava decorado com enfeites natalinos.
Senhoras e senhores, é preciso ter um pouco de cuidado com esta exposição exagerada a qual temos sido submetidos, sob pena de, muito em breve, sermos reféns de um comércio cada vez mais ganancioso.
***
Dos poucos programas de TV que assisto, um deles é o “Pânico” da RedeTV, ainda que seja uma cópia de alguns besteiróis americanos. Não o assisto por completo, apenas alguns quadros, dos quais o denominado “Jô Suado”. Ontem à noite, aguardava o desfecho da tentativa do humorista Carioca em encontrar-se com o seu mentor, Jô Soares, que, pela terceira vez, negou-se a sequer falar com o humorista. Pior, fora extremamente mal educado com o mesmo. Lamentável e desnecessário, ainda mais se tratando de uma pessoa tão respeitada pela crítica televisiva brasileira. Desnecessário.


Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: