sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O casamento

Um dia, enfim, muda o conceito de responsabilidade em nossas vidas. Quando crianças temos a responsabilidade, ainda que intrínseca, de aprender com nossos pais e com o resto do mundo a viver, o que é certo e errado. Em suma, um conceito subjetivo de valor. Na adolescência, ainda que haja uma concepção rebelde aliada ao esclarecimento do que na verdade é o mundo real, há uma continuidade no aprendizado dos valores, na formação do caráter e na idéia do que é a vida mesmo. Já adulto, passamos por um momento de transição da rebeldia para a serenidade. Agora a responsabilidade passa a ser social, inclusive. Passar a andar com as próprias pernas é o primeiro passo, com o perdão da redundância. Constituir uma família creio ser o segundo. Dentro deste, há uma subdivisão na qual uma coisa muito temida vira elo fundamental: o casamento.
O casamento que já foi motivo de glamour, caiu em desgraça e hoje, bem, ainda que não tenha a pompa de outrora, vem resgatando o seu espaço. Vejam pelo meu exemplo: até bem pouco eu abominava inclusive a palavra, achava ultrapassado e tudo mais. Hoje, bom, no final todos saberão o que penso. O intróito na verdade foi para dar ensejo ao que vim dizer aqui hoje. Hoje vim falar do meu amigo Antônio e da minha amiga Danieli. Entre idas e vindas que a vida nos impõe, prevaleceu, felizmente, o amor. Amanhã o Antônio e a Dani contraem o sacramento do matrimônio. Será a comunhão de um sentimento recíproco. Algo bem pensado, planejado e decidido. Com projeto. De vida, principalmente, mas sem esquecer da celebração e é claro, da festa. O casamento é uma dos pontos, pelo menos para a maioria, mais importantes da nossa vida. Por isso, tem que ser comemorado. E o Antônio e a Dani comemorarão; juntamente com os familiares, padrinhos e amigos.
Como bem ia dizendo, até bem pouco eu sequer cogitava pensar na hipótese de casamento. Entretanto, também tenho passado por este processo de amadurecimento a que me referi, de modo que hoje, posso compreender que o casamento é “apenas” uma conseqüência de uma relação bem vivida ao lado da pessoa que a gente ama. Assim, imbuído por este sentimento, e seguindo a risca o formato de levar a vida por diante, informo-lhes que já tem pré-data estipulada para o meu casamento com a Mariana. E assim, vou seguindo firmemente a vida por diante, à procura da tal de felicidade, que, ao meu ver, está cada vez mais próxima de nós.

Felicidade aos Noivos.



Com grande satisfação estaremos prestigiando este grandioso acontecimento.

Forte abraço a todos e um ótimo final de semana.

Um comentário:

Antônio Dutra Jr. disse...

Primo velho, foi um prazer inenarrável contar com tua presença e da Mari, bem como fiquei muito alegre ao ler tuas palavras sobre o ato do matrimônio.
Espero sinceramente que meu casamento seja muito feliz, assim como também não perderei de jeito nenhum o teu casamento, outro fato que com certeza será histórico! Quem diria, hein...

Muito obrigado pela presença e pela amizade de sempre!

Grande abraço!