segunda-feira, 23 de abril de 2012

Despropósito que envergonha

Na corrida, peguei uma notícia pelo rádio e fiquei até meio incrédulo, tanto que nem dei muita bola. Aí, lendo o Blog do meu amigo e grande escritor e poeta Léo Ribeiro, a saber um dos melhores blogs que falam das coisas do Rio Grande, compreendi a importância e a extensão da notícia. Senhoras e senhores, nobres leitores deste humilde espaço, o município de Bento Gonçalves, uma bela cidade na serra gaúcha - pertencente à Rota dos Vinhedos – resolveu agraciar o cantor Gabriel, o Pensador, com a honraria de patrono de sua 27ª Feira do Livro. Sei que assim como eu, vocês devem estar achando tal notícia estranha, afinal, alguém conhece algum livro escrito pelo cantor? Pois é, parece que felizmente ele escreveu. Imagine ser patrono de feira do livro sem nunca ter escrito uma linha sequer? Pois é, mas no Brasil isso, infelizmente, acontece. Enfim...

O despropósito, entretanto, não é a qualidade literal do cantor, mas sim, o ônus que esta “honraria” vai custar: R$ 170.000,00 (cento e setenta mil reais). Esse é o valor do cachê que Gabriel, o Pensador vai receber pra vir até Bento. Fico imaginando se o cantor está com esta bola toda mesmo? Será que se fosse fazer um show cobraria isso? Pelo jeito, deve estar muito requisitado, já que está ganhando mais que sertanejo estourado. Quando este tipo de coisa acontece lá no nordeste, ou em qualquer outro lugar, logo nós, por aqui, dissemos: ou eles são muito pobres de cultura ou tem esquema. E agora, quando a coisa acontece em uma cidade patrícia, dizemos o que? O que pensar eu não sei, mas o que sentir sim: vergonha! Vergonha pelos nossos grandes escritores que aqui temos e que certamente iriam até Bento somente pelos gastos de deslocamento e hospedagem, ou até mesmo de graça, afinal, como valorar o orgulho que é ser homenageado?

O amigo Léo Ribeiro, que tantos serviços vem prestando a nossa tradição, sintetizou e intitulou bem o seu pensamento e posicionamento: “Despropósito Cultural”. A municipalidade de Bento Gonçalves, repisa-se, um bela cidade na serra gaúcha, simplesmente apunha-la todo o bom senso que se deve ter acerca da literatura brasileira, tão rica e prestigiada mundo afora. O despropósito começa em convidar um artista que, pelo menos em termos de literatura, em nada contribuiu com o desenvolvimento cultural do país; depois, pagar um cachê deste porte ao que deveria ser honorífico, afinal, é uma honraria ser patrono de uma Feira do Livro. E pensar que toquei algum baile de graça e que daria tudo para defender uma composição no Ronco, na minha terra, tudo em nome da nossa tradição e desse gauchismo que tanto me orgulha. Eu respondo a pergunta supra: digo que é uma vergonha! Bento Gonçalves está envergonhando o nosso povo, pensando que aqui é uma terra de bobos. Mas que despropósito, hein? Uma barbaridade!



Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: