segunda-feira, 30 de abril de 2012

Chasque de um final de abril

Segunda-feira entre um final de semana e um feriado não é algo muito inspirador. Ainda mais se for o último dia do mês. Se ainda estivesse de perna pra cima em casa (e olha que estou precisando e merecendo) até vai, mas aqui, trabalhando, não há nada que se possa comemorar. Nem mesmo a vitória em um gre-nal. Dizem que futebol, mulher e religião não se discute. Pois é. Isso só vem a corroborar com a minha tese de que meu time não tem treinador e as vitórias paliativas só vem a enaltecer o discurso pífio da direção, ausente, que sequer se dá conta de que não temos um reserva pra zaga e no domingo, lá vem Bolívar. Credo! No mais, ainda que hoje não seja um dos melhores dias, não posso deixar passar alguns tópicos do cotidiano. Que serão tópicos mesmo, afinal, tem coisas que de tão faladas já caem no marasmo e no ridículo:

***

Os nobres Ministros do Supremo Tribunal Federal, como previsível, julgaram constitucional na semana que passou o sistema de cotas para negros nas Universidades Públicas do país, quiça privadas também. De agora em diante está deflagrado o preconceito, segundo dizem. Primeiro, aos pobres que freqüentam a mesma sala de aula que os negros, tem as mesmas dificuldades sociais e financeiras e que não terão qualquer benefício. Depois, ao próprios negros que atestarão, ao utilizarem-se do benefício, condição de inferioridade perante aos demais. Por último, certamente terão os radicais que tratarão de lembrar aos negros que eles continuam dependendo de benefícios para “serem alguém” na vida. Uma patifaria, certamente. Mas que vai existir, isso vai.

Sou a favor das cotas, entretanto, acho que a discussão deveria ter sido mais aberta, de forma que a contemplação tivesse mais amplitude. Os pobres de fato (não aqueles que fingem pra ganhar bolsa isso ou bolsa aquilo ou outro benefício qualquer) também deveriam ser agraciados. No fim ganharia todo o país no momento em que a educação, finalmente, teria uma posição de destaque.

Mas é um começo, pelo menos.

***

Depois de muitas idas e vindas, parece que a Festa do Pinhão 2012, em São Chico, de fato será realizada. Pelo menos é o que a municipalidade vem prometendo. Tanto que, finalmente, admitiu a realização do show da banda mineira Jota Quest para o dia 16/06, o que este blogueiro já sabia desde janeiro.

Ganha a população de São Chico e o próprio município. Espero que a estrutura deste ano seja condizente à grandeza da festa.

Abraço e bom feriado a todos.

Nenhum comentário: