quarta-feira, 24 de julho de 2013

Isso é Brasil!

Antes que digam que eu aqui não compareço, porque congelei de frio, desemalei o poncho e cá estou, para trocar um chasque com os amigos e amigas. Não posso dizer que me agrada este frio. Também não posso dizer que detesto este frio. O que me preocupa, com estas temperaturas, relativamente, bastante baixas, é a questão social, em face daqueles que vivem ao desabrigo ou em locais que, sequer, podemos chamar de casa. É também por isso que não reclamo do frio, eu que tenho um teto, cobertor quente e não estou a mercê da boa vontade do poder público.

***

Imagens bonitas provocadas pela neve em Santa Catarina. Ouvi no rádio que nevou em mais de uma centena de cidades do sul do país, No Rio Grande, contudo (e até o momento), somente em sete (07) municípios. Até no Paraná nevou mais. Cousa louca este tempo. As temperaturas mais baixas do mundo, nesses dias, estão ocorrendo por aqui e a neve, tão sonhada por muitas (principalmente pela mídia interessada) pouco caiu.
O bom de tudo é que a emissora lider, como não conseguiu fazer nevar em Gramado ou Canela (pois é, Canela agora também é menina dos olhos), passou a admitir que existe São José dos Ausentes no mapa do Rio Grande do Sul!
Mas não será por muito tempo, lastimo. Capela dos Ausentes é uma bela cidade e merece maior consideração turística.

***

Está o Papa Francisco no Brasil. Este Papa parece bem mais vocacionado à figura de líder religioso mundial que o anterior. Isso não quer dizer, contudo, que os problemas da Igreja Católica se resolverão da noite para o dia. Há muita água por passar debaixo da ponte ainda.
Pouco ou nada me motiva esta visita do sumo pontífice. Mas é um bom começo para tentar, se é que ainda seja possível, reunir novamente o rebanho.

***

Não sei se todos os supermercados estão fazendo isso. Se estão, louvável. Se não, já deveriam estar fazendo. O certo é que a rede Rissul passou a descriminar em seus cupons fiscais a porcentagem de tributos que pagamos a cada compra. Na última sexta-feira, gastei R$ 50 em compras (sei lá como, já que foram meia dúzia de itens e o mais caro não custava R$10). Desses, quase 29% (vinte e nove porcento) eram impostos.
Ontem, comprei somente quatro cacetinhos (ou pães-frances) ao custo de R$ 1,71. Destes, R$ 0,20 eram imposto. Ou seja, paguei de imposto o equivalente a um pão. 
ISSO É BRASIL! Como ser feliz vivendo em um país onde o governo "morde" em impostos cerca de 30% do que comemos? Qual é o retorno disso mesmo? Escolas? Hospitais? Habitação?

Não adianta: vivemos, mesmo, no país da piada pronta!

Abraço a todos.

Nenhum comentário: