segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sem oportunismo

Pronto, a Seleção Brasileira de futebol foi campeã, ontem, da Copa das Confederações, algo impensável até poucos dias atrás. Já ouvi gente dizendo que o futebol aquele praticado em 2002, quando fomos campeões mundiais, está de volta e talicoisa. O mais engraçado é ver gente elogiando o Felipão e a Seleção, sendo que há 15 dias, pouco antes do torneio, diziam que seríamos figurantes, que não tinha padrão de jogo e etc. Eu não me empolguei com o jogo de ontem; aliás, assisti somente uma parte do segundo tempo, por sinal. Também não vou mudar o que penso, só que porque vencemos a copa e, acredito eu, de forma merecida.

Continuo achando que a nossa safra de jogadores está longe de ser das melhores. Também continuo achando que o tempo do Felipão na Seleção já passou. Mas não foram vencedores? Claro que sim. Acontece que as fórmulas futebolísticas não são semelhas às matemáticas. Logo, nem sempre 1 mais 1 é igual a dois. O que se está vendo, vai tempo, além de uma ausência de craques (Neymar NÃO É CRAQUE. Pelo menos, para mim), é um padrão de jogo capaz de nos dar fôlego para continuar vencendo. Ganhamos uma Copa, tiro curto, com o bicho papão da Espanha jogando pouquíssima bola (sério, dava sono ver aquele jogo de toque de bola). Ouso dizer que, em verdade, só o Brasil deu mesmo atenção a este torneio (quem sabe o Uruguai também e o Taiti). Espanha e Itália estavam pouco se lixando para isso tudo.

Podemos ser campeões do mundo? Claro! Todavia, sigo achando que ainda precisa passar muita água debaixo da ponte, antes disso. Felipão pode ser campeão? Claro! Ele tem estrela, o gaúcho, nesse ponto, é o cara! Mas e depois? o que vai sobrar da nossa seleção sem ele?

Enfim, não sou oportunista. Continuo achando que não temos nada a comemorar em termos de Seleção Brasileira.

***

Engraçado que faz uns três dias que a mídia parou de semear o medo entre as pessoas, coisa que ela fez (e muito!) nos últimos dias. Aquele papinho de "os protestos foram feitos por uma maioria pacífica, mas que infelizmente era infiltrado por uma minoria de vândalos..." Sério. A mídia propagou o terror de forma desenfreada e motivada. Apavorar o povo dá audiência e vende jornal...

Mas, em suma, quem sabe um dia a coisa muda. Um dia....

Nenhum comentário: