sexta-feira, 19 de julho de 2013

Meu poncho é serrano

Dias gelados virão, conforme anda pregando a meteorologia. Do sítio do Correio do Povo:


"A MetSul não descarta temperatura de -6ºC a -8ºC nos Aparados da Serra na primeira metade da semana e marcas ao redor de 0ºC e negativas em quase todo o Estado, inclusive em Porto Alegre. "Será um evento extremo em que até as tardes serão geladas", previu o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.

Há risco de geada negra pelo vento Minuano que soprará forte e pode trazer sensação térmica negativa na Capital e de 15ºC abaixo de zero nos Aparados. A MetSul informou que é cedo para uma previsão confiável, mas destacou que modelos por computador indicam chance de nevar nos três estados do Sul". (grifos meus)

Coincidência, ou não, no último final de semana tomei tenência e, resgatei meus último apetrechos gaudérios que ainda se encontravam na casa de meus pais. Dentre eles, meu chapelão, marca registrada deste Campeiro que vos escreve e meu poncho carnal vermelho. Ponchito este de origem serrana que, quem vê de longe, acha que não esquenta, mas que em muita madrugada fandangueira já me aparou de um minuano esguio que teimava em entrar pelas frestas de algum galpão de CTG.

Quanto ao frio que promete, a julgar pelas altas temperaturas dos últimos tempos, certamente pegará muito vivente desprevenido. Todavia, sabendo que as previsões nem sempre se confirmam, na segunda feira eu volto a debater sobre o tema.

***

Final de semana de alguns eventos fandangueiros pela região. É só dar uma olhada na coluna da minha amiga Zelita Marina, Recanto Gaudério, que verás que opções não faltam para arrastar o pé e se esquentar um pouco.

***

No mais, ao menos por uns dias, não há nada de novo no nosso meio tradicionalista. Nem as semanais polêmicas ocorreram esta semana. Preocupadas com o frio?

E dê-lhe mate, pinhão assado, fogo de chão e um palinha dos buenos. Sorte a minha que meu poncho é serrano. E dos bons.

Bom frio a todos e um abraço.

Nenhum comentário: