quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Chuvarada e falta água?

Os efeitos da chuva intensa do último final de semana já estão sendo sentidos por toda a região: enchentes, desabrigados e falta de abastecimento de água em Novo Hamburgo. Inicialmente, dado a natureza do caso, todos devem estar pensando ser natural tal acontecimento. Mas não é. Não é mesmo. Ora vejamos.

Primeiro, que parece até coisa de louco: chuvarada e falta água? A questão é mais complexa, todavia. Diz o representante da companhia de abastecimento de NH que tiveram de desligar as bombas pois a casa de máquinas fora tomada pela água e que os motores são muito antigos e faltam peças de reposição. Motor antigo? Falta de reposição? Só um pouquinho, para onde vai o dinheiro que pagamos de taxa TODO SANTO MÊS? É inadmissível que o uma cidade do porte de Novo Hamburgo esteja sem abastecimento d'água por causa da idade do equipamento que faz a captação da mesmo junto ao Rio dos Sinos.

Outra coisa: só há um local capaz de fazer a captação? Não poderia a companhia de água investir, além de um sistema moderno e eficiente, na captação em locais diferentes? Mesmo que fosse só para casos de emergência, tais como esse? A questão é que, embora o caso fortuito da chuvarada, a companhia de abastecimento de NH não pode ser isentada do fato de não termos água em casa por sei lá quanto tempo! Isso porque, ano após ano, quando chega os meses de verão e a chuva passa a ser mais rara, aí o problema é a falta d'água. Ou seja, agora está claro que a incompetência é total!! Tanto para reter a água se preparando para o verão, como para prever a possibilidade de emergência, como esta!

A questão é que entra governo, sai governo, e a preocupação de todos é bem clara: tapar furo e fazer voto. O bem estar do povo pouco importa, se uma das metas acima estiver sendo cumprida. Convenhamos, está cada vez mais difícil viver nesse país. É muita roubalheira, serviço público ineficaz e incompetência administrativa. Os valores estão se invertendo. Por exemplo: se dizem que cometo um crime, cabe a mim provar que não o fiz quando, em verdade, caberia ao meu acusador provar que eu, de fato, o cometi. Eu não posso sair e beber uma cerveja porque o governo é incapaz de reduzir as mortes no trânsito. E da falta de sinalização, ninguém fala? E das ruas esburacadas? E dos carros populares, bem caros, e sem o mínimo de segurança? Eu sei que posso beber ( e bastante) e mesmo assim chegarei vivo em casa. Mas por causa da hipocrisia que é este país eu não posso nada.

Não direi que somos palhaços porque estes são os maiores artistas desse país. Logo, definam-se como queiram. Ao fim ao cabo, seguiremos sendo chacotas mesmo...

Nenhum comentário: