quinta-feira, 8 de maio de 2014

Os cães de Pavlov

Imagine que você inicie uma pesquisa sobre anatomia veterinária e no decorrer de algumas experiencias, acabe por revolucionar a psicologia humana. Pode parecer estranho, mas este fato aconteceu há quase 100 anos atras, na Russia. Ivan Pavlov estudava processos digestivos de animais e decidiu implantar cirurgicamente um recipiente na boca de alguns cachorros para medir os niveis de saliva quando estes se alimentavam. Com o tempo, Pavlov percebeu que a salivação ocorria diante de estímulos anteriores ao alimento ser dado, tais como o barulho de portas abrindo ou o som das vozes dos tratadores. O biólogo russo começou entao a controlar alguns sinais, como tocar um sino, antes de dar comida aos cães. No início o som das badaladas não causava efeito algum, mas com o tempo os cães começavam a associar o barulho do sino com a comida e uma salivação intensa ja comecava muito antes do alimento ser preparado. Com base nessas observações, Pavlov teorizou o mecanismo do condicionamento. Seus estudos infuenciaram o inicio do behaviorismo clássico, materia fundamental para quem estuda psicologia alem dos livros de auto-ajuda.
Falo sobre os cães de Pavlov pois eles sao análogos a um tipo de gente cada vez mais comum: os que estão condicionados a rosnar apenas para os fatos convenientes a sua ideologia. Um acontecimento passa a ser mais ou menos errado para aqueles que colocam a doutrina política na frente da lógica dos fatos. Vamos a alguns exemplos práticos:
No início de fevereiro deste ano, Alda Rafael Castilho, uma humilde PM que não optou pelo caminho do crime, foi morta com um tiro nas costas enquanto trabalhava numa UPP. Sem chance de reação. No dia 13 de março, o aspirante a oficial da PM, Leidson Alves foi morto com um tiro na cabeça por traficantes durante um patrulhamento no morro do Alemão. A 7 de abril, ao voltar para casa, outro PM, Lucas Barreto, 23, foi capturado em São Gonçalo e levado para uma favela. Deram-lhe oito tiros, a maioria nas pernas, e o jogaram num matagal. Não lembro de ter visto algum artista se vestindo de branco por Alda, Leidson ou Lucas. Os cães de Pavlov não estão condicionados a se manifestarem quando alguém de farda morre em serviço. Gostaria de entender a razão que faz a morte de policiais causarem menos comoção que a morte de um dançarino da Regina Casé, de relações e admirações muito, mas muito excusas.
Qualquer pessoa acharia incomodo estar em um lugar fechado, junto de 400 adolescentes correndo, gritando e fazendo baderna, certo? Mas a lógica dos fatos não tem importância quando se pode promover a velha luta de classes. A narrativa vitimizante funciona como o sino do fisiologista russo e os cães de Pavlov rosnam forte para defender os famosos rolezinhos e acusar os shoppings que tentassem coibir a prática de “segregadores sociais”. Alguem por acaso ja foi barrado em shopping por ser pobre? Bom, cobrar coerência já seria pedir demais.
Inúmeras fotos e vídeos mostram claramente a maneira violenta com que o governo venezuelano vem tratando os manifestantes de seu pais. A própria Anistia Internacional publicou um documento mostrando as evidências dos abusos cometidos por Maduro e sua trupe. E qual a posição daqueles que, no Brasil, em Junho e Julho do ano passado mostraram ter como princípio a liberdade de expressão e o direito a manifestações? Silêncio. Mídia Ninja, Black Blocs, PSOL, Bloco de Lutas? Nada. A ideologia socialista do governo venezuelano é uma espécie de justificativa para eventuais abusos. Se um crime é cometido em nome da esquerda, os cães de Pavlov não salivam. É obvio. O cão não morde a mão que o alimenta.

P.S: Sabe o que aconteceria se Pavlov fosse brasileiro e fizesse seu experimento em 2014? Teria seu centro de pesquisa invadido por ativistas. Sem essa de implantar recipiente na boca de cães em nome da ciência. Aqui é Brasil!!!


Por Rodrigo de Bem Nunes, de Houston, Texas – EUA.

3 comentários:

Anônimo disse...

Este texto serve de reflexão a muita gente com idade cronológica bem maior do que a tua. Parabéns! Parabéns! É só o que eu quero dizer, pois dispensa comentários.
Saudades!
Tia Zulma

Anônimo disse...

Meu caro Rodrigo, hoje mesmo li algo sobre Pavlov e Maslow e suas teorias motivacionais...a forma de conseguir algum resultado através da premiação ou no caso ibope... Somos treinados como cães e motivados pela injustiça alheia de tal forma a latirmos quando o ibope global nos traz uma tragédia costumeira porem com fins lucrativos...enfim o que nos traz mais indignação: Um dançarino amigo de traficante ou um policial pai de familia!?
Nesses casos não se busca as soluções para os problemas sociais e sim a rentabilidade da notícia polemica.
Infelizmente...
Abraços meu querido e belo texto!

Anônimo disse...

Nao havia colocado meu nome no comentario acima

Maurício Ilha