segunda-feira, 19 de maio de 2014

Tolerância

Após as manifestações do ano pretérito, fiquei com a impressão de que o povo brasileiro havia cansado da mesmice e do desalento dos governantes para com nós mesmos. Aí, passados alguns meses, sequer o governo se preocupa mais com os efeitos de tudo aquilo, afinal, inclusive perdeu o pudor e já permitiu aumento de combustíveis e energia elétrica, por exemplo. Em verdade vos digo: o governo que se dizia do povo está se saindo mesmo das grandes empresas, já abastadas. Pasmem! 
Hoje, um trabalhador gasta boa parte de seu salário para custear a alimentação, onde o governo morde, em média, 27% (vinte e sete porcento), conforme um artigo que li na semana passada. Ora, se o governo diz que quer tirar as pessoas da pobreza, a primeira coisa que deveria fazer era minimizar ao máximo a carga tributária em cima de alguns alimentos básicos. Entretanto, conforme referi em dois ou três textos passados, vangloria-se do tal de Bolsa Família e acaba por tomar quase um terço do dinheiro social de volta, por meio de impostos. Isso não pode ser um país sério!

***

O problema maior é o custo que um político representa para o país. Temos vereadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores, presidente e uma porção de ministros, secretários e etc., etc., etc... Percebem porque o Brasil não vai para frente? Uma tribo que tem mais cacique do que índio não vai para lugar algum. Constatação simples e singela.
A situação se agrava a julgar que "representantes" temos aos montes e ainda assim seguimos desassistidos. Filas em hospitais e postos de saúde; escolas sucateadas e educação de quinta categoria; estradas ruins, perigosas e pedagiadas... E mais etc., etc....

***

Para não dizer que tudo está perdido, creio que a tolerância do brasileiro está mais sensível. Não estou vislumbrando a copa do mundo de futebol como uma válvula de escape. Não me parece, ao menos por ora, que o evento servirá de clichê, do tipo "pão e circo". A gestão que aí está que não se convença que a eleição está ganha. Algo precisa mudar. Não creio que os demais candidatos sejam melhores que a presidente atual, mas como está não dá para ficar. A cada mês que passa compro menos coisas e o dinheiro vai mais rápido. Não tem algo errado?

Se você acha que não, deve ser a minha tolerância que, há muito, perdi em alguma estrada por onde passei.

Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: