terça-feira, 19 de agosto de 2014

É boa uma sesteada

Quando guri, e lá se vai algum tempo, mas, não muito, nesta época do ano chegava a almoçar mais rápido, para poder acompanhar o horário eleitoral na televisão. Meu engajamento na política era forte. Discutia com o candidato que eu não gostava, ria, me irritava, enfim, trilhava um caminho direcionado aos palanques de campanha. Com o passar dos tempos, aos poucos, fui perdendo o ímpeto, deixei de frequentar as rodas de discussão de política e, hoje em dia, posso dizer que estou numa condição de ateu, nesta que é uma das artes do ser humano. Sim, ser político e fazer política é uma arte. A pena é que alguns confundem isso com profissão e aí a coisa toma o rumo que todos nós já sabemos; se é que podemos dizer que há algum rumo.

Conheci grandes políticos, pessoas com grande vocação para a coisa. O fato de concordar ou não com suas ideologias partidárias ou com seus atos ante suas administrações, em nada muda suas vocações para a política. Cito, dentre eles, dois ex-prefeitos de São Francisco de Paula: Décio Colla e Sérgio Bandoca. Também o ex-deputado Ibsen Pinheiro. Outro que, a meu ver, era um grande político, o saudoso Leonel de Moura Brizolla. Enfim, alguns exemplos.

Pois hoje se inicia o horário eleitoral, nestas eleições do ano corrente. Talvez a partir de então, ela tome proporções diferentes e ganhe um pouco mais de emoção. Até agora, chega a dar sono. Também todos os candidatos são mais do mesmo e não trazem nada de novo, que possa fazer surgir a esperança na população.

Contrariamente aos tempos de guri, e lá se vai algum tempo, mas, não muito, já não perco mais meu horário de almoço para ver e ouvir abobrinha na televisão. Talvez alguns dirão que isso acaba por fomentar o desinteresse para com a política e a continuidade da coisa como está; e está ruim. Pode ser. Mas vamos combinar, que diante das câmeras, com os recursos de hoje em dia e a maquiagem pesada, até o feio fica bonito.

Em suma, torcemos para que venha a surgir algo realmente novo, galgado em propostas viáveis e que realmente trarão algum benefício para a sociedade e que contribuam para o desenvolvimento do país. Do contrário, o tal horário eleitoral gratuito só serve para dar um sono após o almoço. Bahh, e como é boa uma sesteada!

Abraço e boa semana a todos.


PS.: Escrevi este texto antes da trágica notícia sobre o acidente aéreo que vitimou o então candidato a Presidente da República Eduardo Campos. Certamente, haverá uma mudança no cenário eleitoral, mas, ao contrário dos abutres desta nossa imprensa nacional, prefiro lamentar a morte do ser humano e do bom político quer perdemos, independente de ideologia partidária.
Resumo, por fim, sobre Eduardo Campos, pelas palavras do presidente do legislativo municipal de Porto Alegre, Professor Garcia: "Tinha o sonho de escrever uma página diferente na história do país."

Nossa solidariedade à família e pessoas próximas.

Nenhum comentário: