segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O jeito do "jeitinho"

Impressionante como o Brasil faz questão de manter intacta a pecha de ser o "país do jeitinho". Impressionante! A última, agora, é a história do projeto de lei que criará a figura do tal "paralegal", para todos aqueles bacharéis e bacharelas em direito que não conseguem aprovação no exame da OAB, poderem trabalhar na área jurídica de forma maquiada e devidamente inscritos nos quadros do poder supremo da advocacia brasileira. Imperioso afirmar que isso se dará certamente numa lista paralela, haja vista que a Ordem dos Advogados, ao menos na teoria, tem se apresentado contra tal medida.

Ora, não seria mais lógico discutirmos os reais motivos das acentuadas reprovações nos exames da OAB? Será um problema na qualidade do ensino superior em direito (e no resto todo!), no Brasil? Será o exame feito nos moldes de concursos, os quais, ao fim e ao cabo, não medem qualidade de ensino, mas sim competência na decoreba? Será a OAB o órgão  juridicamente competente para promover o referido exame?

Enfim, são algumas questões que devem ser levantadas, antes de tudo; e, principalmente, ao invés de se propor estas leis mirabolantes e inúteis. Aliás, como os nossos legisladores são fracos! No Brasil, o jeitinho de dar uma resposta a sociedade é fazer uma nova lei, tornando as punições mais severas e etc..., como se resolvesse não combater o mal pela raiz. Desmanchar uma casa de madeira tomada pelos cupins e construir uma nova moradia é a maneira mais fácil de se resolver o problema imediato; todavia, se a terra não for tratada, muito em breve a praga tomará conta da nova casa, novamente.

Vivemos num país em que a educação não é a prioridade. Também não figura como foco secundário ou terciário, afinal, não é inteligente dar inteligência ao povo, correto? Aí, vivemos numa política de enganação, inventando leis idiotas e fúteis, para que nossos "doutos" políticos se façam parecer que estão atuando em favor do povo. Volto a afirmar que a única chance de transformarmos este país em algo sério e próspero, é se formos descobertos novamente. A corrupção está já nas entranhas... Nada mudará com a mudança do governo e de seus titulares, infelizmente.

Este projeto que cria o tal "paralegal"; ou "estagiário de luxo"; ou "subadvogado"; ou como queiram denominar, é mais uma demonstração que, de fato, já estamos no fundo do poço e ainda cavando. Vai ver esta seja a solução: acharmos o Japão e buscarmos o progresso pelo buraco. Falando nisso, como têm buracos nas ruas, estradas e rodovias desta nossa região hein?

No país do jeitinho, o jeito do jeitinho é fazer parte do sistema ou morrer tentando. Sorte a minha é que nasci gaúcho e não me mixo pra peleia. Sorte a minha!

Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: