terça-feira, 5 de agosto de 2014

Vai Roncar em São Chico

Na próxima sexta-feira, terá início a 23ª edição do Ronco do Bugio, em São Francisco de Paula, certamente o festival mais autêntico da música gaúcha. Também o único (ou um dos) onde o ritmo é um só, o bugio. O evento que quando surgiu era feito embaixo de um lonão de circo e depois passou para o ginásio de esportes, hoje parece ter fixado morada nas dependências do CTG Rodeio Serrano. Se por um lado causa estranheza um festival num CTG, por outro é de se elogiar a iniciativa, principalmente se considerar a estrutura que o Rodeio Serrano tem. Sem contar que a acústica no local é infinitamente melhor a de um ginásio que, convenhamos, não fora projetado para eventos musicais.

De início, tenho de elogiar a atual administração por valorizar o festival, numa época em que os festivais no Rio Grande deixaram de exercer papel de protagonismo cultural, tal qual nas décadas de 1980 e 1990. As pessoas podem não dar valor para a nossa tradição, mas é muito por causa dela que o Rio Grande ainda é respeitado além fronteiras. Não podemos relegar o que é nosso para viver a vida dos outros e como esses outros pensam. Só valorizando os festivais é que traremos os mesmos para o topo novamente. Por isso, repito, parabéns a atual administração por manter a chama acesa.

Ademais, outra novidade deste ano chamou bastante atenção. A organização resolveu abrir votação no facebook para a música mais popular (na prática, é isso) e disponibilizou o áudio das concorrentes para serem ouvidas. Sim, você pode entrar na página www.facebook.com/groups/roncodobugio ouvir as 12 composições concorrentes e votar naquelas que são são as melhores, no seu entendimento. Maravilha! Estamos no século 21 e passou da hora de avançarmos nesse sentido. Lembro que da primeira vez que mandei música, gravei o áudio numa fita k7 (risos); já este ano, o arquivo somente foi aceito por e-mail. Natural para o ano de 2014 e ponto final.

Sem adentrar no mérito de qualidade das composições, haja vista que tenho minhas preferências, gosto e estilo musical, ouso dizer que a concorrência será grande. O máximo que digo que das 12, temos 6 na real disputa do título e das 6 que restam umas 3 talvez não merecessem ter chegado tão longe. Mas como disse, tudo é uma questão de gosto e estilo. Como de costume, serão 6 músicas na sexta-feira, as demais no sábado e, no domingo, se reapresentam as 12 na grande final. Se eu pudesse dar uma sugestão, faria uma eliminatória, deixando para a grande final somente as 6 melhores; talvez, nestes termos, poderia se ventilar a ideia de termos 18 concorrentes e não mais 12. Enfim, são sugestões, apenas, deste reles mortal.

Por motivos de força maior, deverei me dirigir a São Chico só para a grande final, no domingo. Prestigiarei o festival, pois, somente assim, voltará para seus grandes dias de glória, quando o ginásio municipal ficava pequeno para tanta gente. E quando a gaita começar a roncar e fazer tremer as paredes do Rodeio Serrano, terei a certeza que o bugio de São Francisco de Paula nunca irá morrer. Graças a Deus!

Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: