sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Serrano de São Chico

"Quando falo da minha gente, não é ser mais que ninguém; mas este jeitão pachola é só o serrano que tem". Pois este o é refrão da música vencedora da 23ª edição do Ronco do Bugio, em São Francisco de Paula; composição "Serrano de São Chico", de autoria de José Claro, o Zezinho. Na postagem da última sexta-feira, eu justamente elenquei o Zezinho como candidato, por ser um "prata da casa". Pois mesmo não tendo nascido em São Chico, Zezinho leva a nossa terra no coração e fala da serra como poucos. Ademais, tem uma sensibilidade musical impressionante. Seus versos são simples, pois falam da simplicidade da coisa gaúcha. Mas é uma simplicidade grandiosa, com arranjos bem feitos e que atingem o âmago daqueles que tanto gostam da boa música do nosso Rio Grande.

Pela segunda vez vitorioso do festival mais autentico do Rio Grande, novamente me repiso, usando como título da postagem o mesmo da música do Zezinho. Na outra oportunidade tinha sido "Coisas da Serra". Não pensem vocês, caros leitoras e leitores, que estou aqui bajulando o músico, pois sequer temos uma relação próxima. Nos cruzamos não mais que umas 3 ou 4 vezes, sempre de forma bastante rápida. Sou amigo sim do Adriano Claro, primo do Zezinho. E esta, por enquanto, é a maior proximidade entre nós. Logo, as palavras que escrevo são de admiração do trabalho do Zezinho, que por muitos anos acompanhou o Porca Véia e que depois seguiu seu caminho com o grupo Floreio.

Ninguém ganha festivais à toa, minha gente. Os méritos vêm pela qualidade e pelo bom serviço. E o Zezinho tem tudo de sobra. Parabéns!

***

Em segundo lugar, ficou "Um livro de Campo Aberto", de autoria de Volnei Gomes e Éder Oliveira, o Nativo, defendida por seus compositores. Outra belíssima composição. Aliás, não é de hoje que esta dupla faz tremer os pavilhões do Ronco do Bugio. No ano passado "Quando um Bugio fez morada", que levou o título de música mais popular, já merecia ter ficado nas primeiras colocações.

***

Em terceiro, daí sou meio suspeito para falar, pois levou a composição "Rota dos Tropeiros" do Paulinho Trentin, Cristiano Martins e Lucas Ferreira. O Paulinho escreve como poucos, o Lucas é um jovem grande gaiteiro e o Cristiano é um baita intérprete. Sou fã do Negão! Fizemos uma bailanta juntos, certa feita, na Lomba Grande. 
Grande pessoa, grande talento e grande serrano. Merecido mais este troféu. Mas que trio hein? Mixaria é pouco...

***
Como música mais popular "Campeando Festa", também de Volnei Gomes e Eder Oliveira, o Nativo, que fora defendida pelo amigo Jardel Borba. Esta é daquelas composições que ganharão os bailes pelo Rio Grande afora, não tenho dúvida.

Em suma, ficaram por casa os troféus do 23º Ronco do Bugio. Nada mais justo que São Francisco de Paula, terra de grandes músicos que orgulham sua terra pelo mundo afora, seja a grande campeã do festival. Ser serrano, de São Chico, não é ser mais que ninguém. Mas este jeitão pachola é só o serrano que tem...

Que luz, meu caro José Claro!

Parabéns a todos os merecidos ganhadores. Pois roncou em São Chico, forte uma barbaridade! Que venha o próximo...

Abraço e um bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: