segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Fim de Carreira FC

Que o Brasil é o país do futebol não há dúvida, embora tenha surgido alguma após aquele papelão dos dois últimos jogos na Copa do Mundo. Mas o brasileiro segue gostando e cultuando o futebol como se nada mais existisse de importante. Muitas são as ligas de futebol amador. Não raro, já com uma certa idade, muitos amigos e parceiros se unem, numa última tentativa de diversão e afronta à submissão para esposas e companheiras,  e criam um time de futebol para disputar um torneio de veteranos. Na maioria dos casos, com um nome bem sugestivo: Fim de Carreira Futebol Clube.

Pois ouso dizer que a política brasileira, passados cerca de trinta anos da volta da democracia, caminha - a passos largos - para um encontro de amigos aptos a formar um time futebol, cuja camisa será a última a ser vestida. Estamos criando, sem dúvida alguma no pensamento deste que vos escreve, o Fim de Carreira FC. Pois no Brasil, ou se ama o PT ou se odeia. Baseado nesse pensamento raso, vivemos dias de uma sociedade fanática e cega.

Só consigo achar aí justificativa para algumas aberrações que vêm se concretizando ao longo dos tempos. Votar no Tiririca como forma de protesto e torná-lo o mais votado do país, uma vez, vá lá. Mas reeleger o cara? O que ele fez durante o seu atual mandato? Compareceu em todas as sessões. É a única boa coisa feita, embora seja obrigação sua fazer isso. O Rio Grande do Sul não está muito diferente. O Danrlei foi quase o deputado federal mais votado. Em função de que projeto de lei mesmo? O que me causa mais arrepio é a eleição de Jardel para deputado estadual... convenhamos! Não falarei mais nada antes que acabe por responder um processo. Quanto ao Lasier senador, lamento que os "esclarecidos" do Rio Grande terão de ver a fachada cair em conta-gotas de oito anos de mandato no senado.

Em verdade é que a ditadura impregnou nas entranhas do povo brasileiro de uma forma que, em tendo agora o poder da democracia através do voto, não sabemos o que fazer com ele.

Por fim, imperioso referir que o episódio das pesquisas eleitorais, que principalmente no tocante à boca de urna foram um fiasco, tenho para mim que isso deve ser caso de intervenção do Ministério Público. Aliás, neste caso, já passamos do Fim de Carreira FC. Os institutos de pesquisa brasileiros há horas não tem credibilidade. Porque ainda existem? É do interesse de quem?

São os "intéresses", como diria o saudoso Doutor Leonel de Moura Brizola. Pois num dia como hoje, passado o pleito eleitoral, diria que a verdadeira política morreu junto com ele e vivemos só de um fantasma. O certo, ao fim e ao cabo, é que tanto faz Dilma ou Aécio; Tarso ou Sartori. Vamos do nada a lugar nenhum, podem escrever.

Pena que precisará o transcurso de quatro anos para você, meu caro leitor, concordar comigo.

Boa semana a todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Amigo.
Concordo com muita coisa, e também
discordo de algumas que escreveste. Talvez o que não está muito claro é o que significa Democracia. Será que já estamos preparados para viver democraticamente, ou ainda precisamos de mais algum tempo. Eu particularmente penso que, ou não estamos preparados ou não sabemos o que significa democracia. Me parece que é compreendido como não apenas o poder de participar de uma escolha mas sim de também prejudicar a idéia escolhida.
Um grande abraço.
Aristeu Nunes