sexta-feira, 10 de abril de 2015

Chasque da semana.

Embora não goste de tratar de temas polêmicos em um prenúncio de final de semana, as vezes não podemos fugir de necessidades reais que nos acompanham. Ontem, conversando com Seu Ildo, o meu faz tudo, me disse ele que o preço do ferro no mercado mais que dobrou em alguns meses. O cimento está mais de 30% mais caro; outros tantos produtos da construção civil também ficaram mais salgados. Comprei um galão de tinta em novembro por R$ 69,00 e esta semana paguei R$ 83,00. Estes 20% de aumento não tive na minha renda.

Paralelo a isso, me disse Seu Ildo que as obras estão parando, pois o financiamento habitacional do governo está mais restrito e burocrático para conquistar. Isso, aliás, não me surpreende, pois, atrás das cortinas, funcionários da Caixa, a gestora financeira do programa governamental, admitem a retração econômica que todo mundo vê batendo a porta mas não quer aceitar. Não só os novos financiamentos são um problema como também os velhos, eis que a inadimplência deve estar crescendo. 
O desemprego também se acentua. Grandes empresas estão dando folga para seus funcionários tentando evitar mais demissões. Enfim, dias nebulosos parecem pairar no horizonte brasileiro.

***

Num país continental como o nosso, onde a terra é farta, nada mais óbvio que investirmos no agronegócio. Natural, até, eu diria. Mas sempre tem os do contra. Contrários a parte, fico feliz que São Chico, aos poucos, esteja caminhando para o rumo do agronegócio, com plantios de batata, soja, feijão e milho. É um caminho de futuro.

***

Será dia 08/05 o baile que comemora os 60 anos do glorioso CTG Rodeio Serrano em São Francisco de Paula; também, haverá a troca da patronagem. Tudo por conta do conjunto Os Serranos, que se orgulha de ser e permanecer gaúcho. É daqueles fandangos que não dá para perder.

***

É amanhã, no ginásio Quero Quero, em Ivoti, o baile de lançamento do novo cd do Porca Véia e os Gaiteiros do grupo musical Cordiona. O lançamento é da gravadora Vertical.

***

A 19ª Festa do Pinhão de São Chico já tem data para acontecer: de 12 a 21 de junho. Desta vez, acontecerá nas dependências do Clube Atlético Serrano em, a meu ver, acertada decisão da municipalidade.

Pois este friozinho que se avizinha motiva o consumo do pinhão. A partir de agora, na fumaça dos fogões a lenha de São Chico, é o cheiro da semente que haverá de prevalecer.

Oh coisa boa!

Abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: