segunda-feira, 20 de abril de 2015

Curtas (ou longas...).

Enquanto tentava rodar pelas ruas engarrafadas de Novo Hamburgo, durante o horário do almoço, pensava - justamente - em falar sobre os problemas do nosso trânsito, uma vez que a grande maioria das pessoas que figuram entre o banco e a direção dos carros sequer sabem o que fazem ali. Tudo isso se potencializa num dia de chuva. Aliás, ontem, tive de passar pela área central de Estância Velha - para meu azar - e pude ver que as pessoas realmente não têm pena de seus carros. Pois em função do Kerb os viventes abandonavam seus veículos em qualquer buraco ou mesmo onde era proibido estacionar. Que coisa!

Realmente, vivemos numa selva de pedra.

***

Li no comentário de alguém, em alguma rede social, que o que se espera de uma oposição comprometida com a democracia é o bom senso. Bom senso.

Concordo sem tirar nem por.

Mas antes do bom senso, contudo, diria que precisamos construir uma oposição. A existência da oposição é sinônimo de comprometimento com a democracia. 

Neste quesito, temos muito de aprender ainda.

***

Bom Senso é o nome daquele manifesto de jogadores que visa moralizar o futebol brasileiro (quanta ingenuidade!). Espero que respingue nos pobre coitados que jogam no interior desde país, em times facilmente confundidos com o velho "Arranca Toco Futebol Clube", onde, dos cabelos para baixo era considerado tudo canela (hahaha).

Um bom negócio seria começar tirando a dupla GreNal deste campeonato gaúcho medíocre (ao menos o time principal) e fazer um gauchão de ano inteiro. 

Por falar nisso, é de se tapar de nojo ouvir o Paulo Brito chamar esta porcaria de "charmoso". Ontem, ainda me veio com a palavra "glamouroso". É para cogitar até achar que é melhor ser surdo, não acham?

***

Pois dia 19, a saber - ontem, foi Dia do Índio. Me digam de que adianta dar um dia pro índio e no mais deixá-los a própria sorte? A FUNAI é mais uma sigla que tem para bonito neste país. Amanhã é Tiradentes e tem gurizada que certamente acha que o cara foi um dentista famoso. Já ando chorando mesmo, pois cansei de rir e passar vergonha.

***

Dia buenacho para ficar em casa dormindo, procurando algo de bom na televisão para olhar, continuar procurando, fazer um café da tarde com cuca, salame, queijo serrano, bolo frito, voltar para a busca de algo na televisão. Desistir e dar uma sesteada. Não para mim, é claro. E também para os gaudérios da lida que, quando em muito, com a chuvarada, arrumam alguma corda para trançar um laço ou uma vassoura da guanxuma para varrer o galpão.

É felicidade que não se mede.

Bom feriado a todos. Abraço.


Nenhum comentário: