sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Perfil Gaúcho.

A partir de hoje, e pelas próximas quatro sextas-feira, farei uma retrospectiva dos lançamentos da nossa música fandangueira ao longo deste corrente ano de 2015. Claro, dentro dos trabalho que já adquiri. Não sei se já disse isso, mas música gaúcha eu compro e pago, pois privilegio os meus colegas músicos e a nossa arte gaudéria baileira. Ainda tem coisa boa para comprar, mas, por ora, já dá para dar uma prévia. 

Começo pelo lançamento do maior grupo de fandango destes pagos: Os Monarcas.



Não há dúvida que o título do mais novo trabalho do grupo Os Monarcas cai como uma luva, a julgar a estirpe do conjunto de Erechim: Perfil Gaúcho. Aliás, a música título é uma composição primordial de Miro Saldanha, chamamé com conteúdo e que, por si só, já vale todo o disco, ainda mais que é na voz do Bacudo. Para se ter uma ideia, olha a preciosidade:

"Quem nasce na Pampa bruta
Já sabe a luta como será!
Quem dorme sobre um pelego
Não tem apego ao que o ouro dá!"

É a bela e simples música gaúcha. Cousa buenacha em quantia!

Mas, é claro, nunca dá para se encantar apenas por uma música de Os Monarcas.

Assim, destaco também a música de abertura, "Loco Veio", vaneira flor de especial, para abrir bem os trabalhos, "Vem chegando os de Bombacha", "Vovô tocando gaita", "Bailar milonga faz bem" e todo o resto. Ainda destaco, na nova característica do grupo, de gravar musicas com conteúdo de fé, a bela composição "Nossa Senhora do Caravágio".

Em suma, é o velho tranco de Os Monarcas, em seu mais recente trabalho. É de ter na estante de casa e/ou no porta luvas de seu carro.

Comprei e recomendo.

Abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: