quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pra relembrar e matar a saudade (parte 2)

O texto a seguir de certa forma corrobora com o que escrevi no início do anterior, acerca do verão e suas altas temperaturas. Pra relembrar, e matar a saudade.
Postagem original: Segunda Feira, 8 de fevereiro de 2010.
_
Sorvete, descanso e o carregar de pedras
_

Na semana que passou eu quase tive a impressão de que tinhamos deixado de ser humanos e tinhamos virado sorvete ou picolé. Sim, porque não tem quem não tenha derretido nos últimos três dias úteis da semana que passou (quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira) Minha gente, na quarta-feira, a temperatura as dezoito horas era de mais de 41ºC com sensação térmica de quase 50ºC. Sim, eu escrevi certo: 50ºC. Por volta de uma hora já da manhã de quinta-feira a temperatura ainda estava 31ºC. Sabem o que é isso? Isso é algo profundamente terrível e insuportável. Confesso que a esta altura eu já estava achando frio, tamanho o calor que estava durante o dia aqui por estas voltas. É meu caros amigos, leitores deste blog, pelo jeito que a coisa anda, chuvas torrenciais e alagamentos paralelos a dias com calor excessivo ultrapassando a casa dos 40ºC temos que começar a acostumar-mos a conviver com um clima talhado a extremos. Não se surpreendam se o inverno este ano chegar de congelar os pés de todo mundo. A realidade que aí esta, vem nos mostrando que a partir de agora conviveremos cada vez mais mais com estas mudanças bruscas de temperatura, com chuvas exacerbadas e dias de calor insuportável. Eu poderia dizer que estamos próximo do fim dos tempos, porém, ao longo do último século já passamos por situações semelhante. O que não posso afirmar, todavia, é se a humanidade já vivenciou tal situação em tão curto espaço de tempo.
Criticar o calor intenso, o mormaço e este abafamento que vem nos atingindo é uma coisa que sempre fiz verão após verão. Este ano, no entanto, prometi que não faria e cumprirei minha promessa. Até agora, como todos podem perceber, este texto não teve fim reclamatório, mas sim, informativo e comentativo. Desisti de reclamar por um simples motivo: de nada vai adiantar, uma vez que, será uma repetição destas características “adversas” a cada dezembro, janeiro ou fevereiro. Por outro lado, cheguei a conclusão que gosto de Novo Hamburgo e assim sendo, tenho que conformar-me com as características climáticas da cidade, não tem jeito. Mas retomando o assunto tratado no parágrafo anterior, me digam uma coisa, de quem foi a idéia de marcar jogo de futebol as dezessete horas de uma quarta-feira? Primeiro que a esta hora todos estão trabalhando e segundo que com um calor daqueles poderíamos ter tido algo beirando a catástrofe em referência aos jogadores. Ainda que eu seja colorado fanático, fiquei profundamente perplexo em ver os jogadores gremistas e do São Luiz tendo que jogar em situações como aquela. Minha gente, isso não pode acontecer. Não podemos deixar aquilo acontecer. Ainda que jogadores de futebol tenham preparo físico capaz de suportar tais condições de temperatura, é desumano tal ato. O que ocorreu com o Batista, comentarista da TV COM/RBS TV, que desmaiou no início da transmissão poderia ter ocorrido com qualquer jogador principalmente em virtude do esforço físico que este estava fazendo, diferente do comentarista que estava parado. Que os clubes voltem-se contra este tipo de coisa, por favor. Que este calor se amenize de alguma forma também, senão, certamente viraremos sorvete mesmo, de creme.
***
Em primeiro lugar, peço desculpas a todos vocês pelo fato de não ter postado na última segunda-feira. Esqueci de comentar que me encontro de férias, e assim sendo, acabamos tendo uma rotina transformada e algumas coisas acabam passando. Neste exato momento em que lêem este texto, devo estar na beira da praia aproveitando os momentos que ainda restam do meu descanso. Continuo preferindo a serra e o frio, os campos dobrados lá de São Chico, porém, acho que temos que aproveitar também os benefícios que o litoral pode nos proporcionar. Não pensem que estou aqui me gabando de alguma coisa, por favor não me levem a mal, mas quero estar tomando aquele banho de mar enquanto lêem estas minhas palavras. O contrário certamente já ocorreu ou ainda pode ocorrer. Não adianta, a vida é assim: Enquanto uns descansam, outros carregam pedra.
_
Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: