segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Os ensinamentos do Duda

A cada dia que passa, independente de final de semana ou não, a nossa guerra (sim, também possuímos uma guerra) do trânsito vem ceifando ainda mais vítimas. Famílias destruídas pela imprudência, negligência, imperícia ou uma soma de tudo isso. É possível perguntar até quando? Acho que não. Vivemos sempre achando que este tipo de drama só ocorre com o cara do lado. E sobre isso, acerca de um texto que escrevi no finalzito do mês passado - De laço e mango...- meu grande amigo, um verdadeiro irmão emprestado que tenho, Eduardo Pasquali, traçou um belo comentário com informações privilegiadas. Com muita honra, trancrevo aqui, na página principal, os seus ensinamentos em forma de ponto de vista:

Faz tempo que vinha prometendo entrar no blog do amigo para deixar uma palavra ou fazer um comentário. Pois bem , hoje entrei e me deparei com o assunto que me preocupa muito - vítimas de trânsito. Até o mês de outubro tínhamos um total de 260 mil pessoas acidentadas em nosso país apenas no ano de 2011 , dentro dessa estatística lamentável temos: 45 mil pessoas mortas , 160 mil inválidos e 55 mil que receberam o seguro obrigatório (dpvat). Há de convirmos que é uma guerra, que destrói famílias, multila e torna pessoas inválidas. Por categoria de veículo, 66% das situações indenizadas foram decorrentes de acidentes com motos, que responderam por 72% dos casos que resultaram em sequela permanente. Já o automóvel ficou com 22% do total. Em contrapartida, 49% das mortes aconteceram em acidentes de automóvel; 36%, de motocicleta.
Os dados são lamentáveis , tantas vidas , sonhos , famílias destruídas...
Estatisticamente é comprovado que acidentes com motos deixam mais vítimas , sendo que 61% da frota nacional é de carros - número que vem caindo dia-dia.
Ando aproxidamente 50 km por dia dentro da capital dos gaúchos e mais 300 Km todos os finais de semana pelo Rio Grande afora e afirmo: a frota de carros e de motocicletas é diretamente proporcial a frota de manetas andando nas ruas e estradas. Temos um número de carros e motocicletas novas sendo despejadas nas ruas de todo o país diariamente, isso é devido ao bom momento econômico que nosso país vem vivendo a algum tempo. É direito de todos poder comprar o seu carro ou a sua moto nova sem dúvida, seja sendo com dinheiro a vista ou acessando as "n" linhas de créditos que hoje temos disponíveis no mercado. Agora caros leitores vamos combinar uma coisa: temos motoristas manetas , motociclitas que usam incorretamene a faixa de rolagem , alcolizados e drogados dirigindo, enfim ...temos de tudo! E onde entra o papel do CFC ? Eu até hoje não achei resposta porque pagamos absurdos quase mil reais para tirar a habilitação que deveria servir para educar , porém serve apenas para entregar um documento para não levar multas! Realmente é isso que acontece na prática porque o dinheiro que deveria ser destinado para uma boa formação é desviado - ora senhores não vamos longe para saber dos envolvidos em uma das fraudes do DETRAN - não vou citar aqui para não expor nomes. E como somos mal educados para o trânsito nossos filhos crescem vendo as manetagens e imprudências que cometemos , vão para o CFC , pegam a "habilitação" que não passa na verdade de um papel que te permite andar de carro e vão para as ruas. E temos a lamentável estatística acima citada. Também não podemos colocar a culpa só no governo , temos que botar a mão na consciência e tentarmos fazer um trânsito melhor, com mais paz , sabendo que o excesso de pressa e velocidade não nos faz chegar mais cedo , pode nos fazer não chegar a nossa família , entes queridos e amigos. Tendo a consciência também que brigas, discussões não levam a nada , podem só levar a morte. Consciência na hora de tomar aquela cervejinha e pegar o carro , vá de taxi , a pé ou de cavalo , ou deixe o amigo guiar as rédias do possante. Pense também na hora de comprar o seu carro, ao invés de optar por um motor mais potente , pense em itens de segurança primeiro como ABS, Air-bag(s) , sistemas eletrônicos que ajudam a evitar acidentes ou diminuem o risco de lesões.
E pense por fim que a sua chegada, seja para ver o amigo , os seus pais , familiares ou patroa é bem mais importante do que qualquer peguinha , ultrapassagem ou birra de trânsito. Te alerta vivente que um trânsito melhor depente de todos , inclusive de ti!

Um forte abraço ao amigo
Eduardo Pasquali

***
Muito me honra a leitura constante do amigo. As palavras do Duda, por quem nutro uma relação de amizade de mais de duas décadas, sempre são engrandecedoras, uma vez que sei que são sinceras. Quando ele me ligou pra falar do comentário, ainda que eu já tivesse lido, tratou de elencar qualidades que eu nem sei se tenho mesmo. Disse que eu devia ser mesmo escritor. Amigo, acho que o melhor eu seguir minha carreira jurídica e musical mesmo, utilizando me destes artifícios para segui escrevendo por aqui mesmo. De qualquer forma, agradeço tuas palavras. Vindo de ti, enobrecem este trabalho que procuro desenvolver por aqui.

***
Ia dedicar boa parte do texto de hoje para falar da situação caótica do Vale do Sinos, no que tange o abastecimento de água. O que me motivou a falar sobre o tema, foi uma cena irritante que assiti na semana passada, quando um vizinho da Mariana, apesar dos apelos da comunidade, estava lavando as grades de sua casa. Contatei a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo que disse que nada poderia fazer. Não há previsão legal. Não sei o que é pior: o pouco caso do morador ou o da prefeitura? De qualquer sorte, o jornalista Aurélio Decker, em sua coluna semanal no Jornal NH, página 20 da última sexta-feira, tratou o assunto com maestria, sintetizando o meu sentimento e dos demais acerca do problema. Assim, convido a todos para efetarem a leitura do belo texto do jornalista, abstendo-me, ainda que por enquanto, de maiores comentários acerca do tema.

***
A Europa inventou o futebol mas nós, brasileiros transformamos-o em arte. Estou certo? Acho que sim, contudo, não foi o que vimos ontem no Japão. Que papelão do Santos FC, um time amedrotando e ridículo. Deveria ter levado mais. Se a revista Placar tivesse reeditado a celebre frase da década de 1970 (Falcão ou Mococa?), o resultado seria este: Messi ou Neymar? Messi, é claro!

Forte abraço, em especial ao Duda. Uma boa semana a todos.

Nenhum comentário: