sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Faça sua escolha

O ano termina e começa outra vez. A frase da música se confunde com a nossa realidade. Diga-se de passagem, a música geralmente retrata aquilo que acontece no nosso dia a dia. A música continua perguntando: e o que você fez? Chega o dia da virada, o de abandonar o ano findo e se preparar para o que chega, e ficamos a imaginar o que queremos que aconteça de bom no novo ano que chega. Por momentos, escassos, creio, repensamos o que prometemos na virada do ano anterior e não cumprimos. Será que vamos cumprir agora? Claro, isso se prometermos de novo. Note que até agora este texto não está parecendo de final de ano, com uma mensagem, afinal. Ta parecendo um texto de segunda-feira, aqueles que escrevo quando estou querendo criticar alguém ou a mim mesmo. Mas o último dia do ano, no fim das contas, não é igual aos demais? Talvez não. É, realmente o ano termina e começa de outra vez. É a oportunidade que temos de refazer, recomeçar. Começar de novo é perder o que já foi feito. É preciso, enfim, aproveitar tudo que já fizemos, aprender com os erros e seguir em frente. Por diante.
Recordo que num final de ano eu falei em desacelerar, viver a vida menos agitada. Creio não ser possível fazer o mesmo agora. Estou em uma fase corrida, com a cabeça fervilhando por novos projetos e realizações. O ano de 2012 promete sim; vou voltar com tudo, não quero perder mais nenhum segundo para continuar as mudanças em minha vida. O ano de 2011 foi um ano de mudanças significativas e o próximo ano será de começar a colher os frutos. Assim, não posso simplesmente recomeçar tudo de novo, é preciso dar continuidade aquilo que já começou ao longo deste ano findo. As coisas certas vou aproveitar para aperfeiçoar e aquilo que não foi tão bom, eis a oportunidade de refazer, ou então, seguir em frente. De repente não era pra ser daquele jeito. Enfim, meus caros, a vida é assim: corrida, agitada. Nem sempre temos muito tempo para tomar decisões e quando as oportunidades surgem é preciso tomar partido: ou se segue em frente ou se fica esperando para ver o que acontece. O resultado, se a decisão foi boa ou ruim, só o tempo dirá.
Enfim, reprisando, a vida é feita de escolhas. Termina um ano e outro recomeça, surgindo, então, a oportunidade de você decidir aquilo que irá, ou não, fazer. O começo de um novo ano surge como instigador das nossas vontades, sejam positivas ou até mesmo negativas. É nessa época em que se renovam as promessas, que se renovam as esperanças e que podemos então recomeçar. O recomeço é de um ponto de partida, muitas vezes já com a desilusão fazendo parte de sua vida. No fim das contas, todavia, o que importa é a esperança de fazer de um novo jeito, ser feliz ou buscar a felicidade. Com o ano terminando surgem então novas escolhas ou velhas mesmo. E são as escolhas que vão nortear seu novo ano, de mais um de nossas vidas. O ano novo é sim feito de escolhas. Faça a sua e seja feliz!

Um ótimo ano novo a todos.

Nenhum comentário: