sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Assim são as festas da Várzea

Ontem, quando pensei no assunto a ser abordado hoje, lembrei-me de rever os textos que escrevi nos últimos três janeiros: 2011, 2010 e 2009. Aí, me deparei com uma situação bastante peculiar: nunca escrevi um texto dedicado exclusivamente à festa da Várzea do Cedro, localidade do município de São Francisco de Paula, e que não chega a ser um distrito. Digo que é peculiar, pois o evento é sempre em janeiro, por vezes no terceiro, outras no quarto final de semana do primeiro mês de cada ano e, desde que me entendo por gente, a festa existe. Assim, torna-se um dos eventos mais importantes do calendário de São Chico. Diria até que é o único na época. Ocorre que até o momento, pelo menos aqui no Blog do Campeiro, eu nunca havia dedicado um texto à festa. Eis, então, a oportunidade de corrigir tamanha falha.



Em tempo de festa, pra Várzea ruma a gauchada da Lomba Chata, Tainhas, Cerrito, Lajeado Grande, Faxinal, Caxias do Sul e, é claro, de São Chico. Até da Cazuza vai gente para a festa no Cedro. É uma oportunidade única de reunir a família e os amigos, certamente. Em volta de uma mesa no salão, ou então improvisado debaixo o arvoredo em volta, o povo confraterniza com um churrasco buenacho. Não há em qualquer outro lugar da região carne de ovelha assada melhor que a da Várzea. Repito, nãos há! No mais a carne é boa por completo, suculenta e apetitosa. Já estou, inclusive, com agua na boca a esta hora. Quer reunir os parentes, da cidade e de fora, combina um passeio domingo e todos lá estarão. Bons tempos e grandes festas na Várzea. Não há quem não goste daquilo lá. Outra coisa que descobri, é que desde 2009 não fui mais. Quem sabe então é chegada a hora de matar a saudade dos patrícios, e ir comer um naco de churrasco lá na grandiosa festa em honra a São Luiz Gonzaga.



Por fim, não poderia deixar de falar da parte musical da Festa da Várzea. No sábado à noite e no domingo à tarde, a parte musical ficará por conta de um artista já bastante conhecido na região: Porca Véia. Juntamente com o grupo Cordiona, Élio da Rosa Xavier representa bem o estilo do povo da localidade, acostumando com as coisas simples do campo e, por consequência, com a simplicidade da música gaúcha. Porca Véia e grupo Cordiona representam bem esta simplicidade e por isso, a garantia de sucesso musical está garantida. O restante da festa também tem sucesso garantido. Quando uma coisa conta com a alegria do povo, das famílias e dos patrícios, não há como dar errado. Enfim, começa amanhã uma das festas mais tradicionais da serra gaúcha. Muito churrasco gordo, cerveja gelada e divertimento. Assim são as festas na Várzea do Cedo. E dê-lhe boca gauchada...



***



VOLNEI GOMES



Os fãs do grande cantor campeiro Volnei Gomes (ex- Os Tiranos, JLC e Coração Gaúcho), que já estão sentindo falta desta voz xucra e marcante do Rio Grande, podem se tranquilizar que, em breve, teremos uma grande novidade! Quando puder, em primeira mão, trago a todos vocês mais notícias.





Forte abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: