segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sodoma e Gomorra

O desabamento das três edificações na região central da cidade do Rio de Janeiro, no anoitecer da última quarta-feira, expuseram a vulnerabilidade a que estamos expostos, quando se trata de funcionamento do poder público. Por conhecimento de causa, com mais de 1500 obras fiscalizadas em pouco menos de dois anos, pude constatar in loco como pode ser fácil efetuar qualquer tipo de obra sem o acompanhamento técnico de um profissional e pior, com uma fiscalização bastante deficitária. Eu mesmo por muitas vezes não vi uma obra sendo construída ou reformada não por falta de atenção, mas pelo excesso de trabalho. Nunca a construção civil esteve tão fomentada em nosso país, seja por vantagens do governo ou pela economia do país. Não se pode criticar um órgão de classe que, ainda com falta de mão de obra, busca o cumprimento de seu papel. Pior são as prefeituras que muitas vezes fazem vistas grossas para o que está acontecendo na comunidade.
Senhoras e senhores, vocês haverão de concordar comigo que não é à toa que um Engenheiro Civil ou Arquiteto ficam alguns anos frequentando os bancos universitários. Não fosse necessário, todos poderiam ser pedreiros ou “mestre de obra” sem gastar tempo e dinheiro em uma universidade. Rotular culpados depois da tragédia consumada eu sei que é fácil, mas que as prefeituras estão dando sorte para o azar isso estão. E como!
***
Papelão este protagonizado pela Universidade do Rio dos Sinos – Unisinos. Expor informações pessoais de mais de vinte mil alunos por incompetência de um funcionário é dose hein? Como este funcionário tinha acesso a tal lista sem prévia autorização. Quando se é atendido na Universidade, é solicitado nº de matrícula e documento de identidade. Como então uma só pessoa tem acesso a toda lista de alunos? Enfim, às consequências por ora são desconhecidas, mas que terão, terão.
***
Outro acontecimento que fatalmente também expõe a fragilidade do nosso poder público foi o derramamento de petróleo acontecido em Tramandaí-RS, na semana que passou. O que se viu foi um total despreparo de nossa estatal que, embora tenha agido rápido na tentativa de limpar a orla da praia, pouco fez para conter ou então prevenir tal ocorrido. Depois, ainda que autoridades tenham proibido o banho de mar, poucas pessoas obedeceram e o único alerta dado aos veranistas foi pela imprensa.
Pelo que se vê, o dinheiro dos altos impostos que pagamos não tem dado retorno satisfatório aos contribuintes. Em ano eleitoral acentua-se às dificuldades que os políticos têm de ter uma postura ética, honesta e competente. Além de corruptos são incompetentes. É a profecia de Sodoma e Gomorra que está prestes a se repetir. Só que agora, não será Deus o protagonista da destruição.


_
Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: