segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Previsões

Na antevéspera do ano novo, portanto, sexta-feira que passou, assisti na televisão uma astróloga falando que este novo ano será muito bom, principalmente até sua primeira metade. Na véspera, vi mais uma previsão nos mesmos moldes. Isso quer dizer que eu acredito em previsões místicas? Não. Apenas que, provavelmente, eu não tinha nada melhor para fazer, tendo em vista que as previsões foram feitas no mesmo programa televisivo que, até pouco tempo atrás era de cunho jornalístico e agora é uma esculhambação, pode-se dizer. Previsões foram feitas para quem acredita nelas. O misticismo na verdade é carente da crença: se não há quem acredita, de nada adianta existir determinado ponto de vista, ou como queiram definir. Mas ainda sobre as previsões, é preciso ter um pouco de cuidado (como em todo o resto), haja vista que possamos nos tornar reféns daquilo que pode ser que venha a acontecer.
Dois fatos bastante curiosos aconteceram aqui em Novo Hamburgo. Há um tempo atrás, um empresário foi advertido por um destes que faz previsões (ou uma destas) que morreria em um acidente de trânsito na virada do ano. Crente que a previsão se concretizaria, comprou até um caixão branco e seguiu para o seu cruel destino. Ocorre que o empresário não morreu naquele ano. Tá certo que acabou morrendo tempo depois, parece-me que até mesmo de acidente de carro, mas não foi na data prevista. Enganou a morte? Isso parece-me mais roteio de filme norte americano. No outro, uma vidente até então famosa no Brasil inteiro, disse que o Shopping de Novo Hamburgo iria explodir, também em uma virada de ano. Naquela virada de ano! Vai ver, previa as obras que acontecem há cerca de três anos no local e se confundiu na hora de divulgar suas visões. Portanto, meus caros e minhas caras, não é a questão de creer ou não, mas sim, de saber no que se pode acreditar.
Ainda que tardias, acho que posso fazer algumas previsões para este novo ano corrente. Por exemplo, como todos sabem, a partir de julho teremos um novo processo eleitoral em todos os municípios do país (agora entendi porque a astróloga disse que o ano será excelente só até junho ... risos) , e assim posso prever, de antemão, que choverão promessas safadas que insistem em brincar com a dignidade do povo. Em breve, começarão as obras de pavimentação de ruas nas nossas cidades da região. Buracos? Isso só apartir de 2013, pois, em 2012 eles não farão parte dos nossos trajetos. Este é o ano da boquinha! Paro por aqui. Para o primeiro texto do ano estou muito ríspido. Humor negro não! Poderia prever coisas que a meu ver são boas. Mas aí estaria jogando com o futuro. Aliás, estaria jogando comigo mesmo, tratando de viver de ilusão. Meu pensamento trabalha com a idéia de que é melhor construir as coisas boas do que esperar que elas caiam do céu. E é por aí que seguimos em frente para mais um ano.

_
Abraço a todos e uma boa semana.

Nenhum comentário: