sexta-feira, 16 de março de 2012

Do rodeio e uns fandangos

Nunca fui muito fã de rodeio, embora reconheça sua importância no meio tradicionalista. Tomemos por exemplo o de Vacaria, ocorrido há pouco, que trás “gaúchos e gaúchas” de todas as querências mesmo. A minha falta de integração não é sinônimo de preconceito, apenas, decidi pelear pelo gauchismo com outra arte. Traçando uma semelhança com o fandango, tenho para mim que o rodeio tem a virtude de atrair pessoas que não são adeptas a coisa xucra do Rio Grande. Muitos vão pelo lazer e pelo programa familiar, por isso, não há cidade em que não haja um grande evento hoje em dia: Campo Bom dias atrás, Novo Hamburgo no próximo mês... Esta interação com todo o tipo de público, entretanto, deve ser vista com ressalvas quando as coisas tomam proporções diversas do habitual. Em Santa Catarina, por exemplo, alguns rodeio estão fazendo chamada de atrações da música sertaneja, a menina dos olhos do momento, quando o MTG, explicitamente, coíbe tais circuntâncias.
Sem entrar no mérito de quem tem a razão, prefiro não defender a posição do garantismo do MTG, nem do modismo de alguns CTG’s. Creio que o bem maior é a tradição gaúcha que deve ser preservada. A evolução faz parte do nosso desenvolvimento enquanto sociedade, porém, jamais pode tratar de apagar os fundamentos da nossa origem, nem o orgulho que sempre sentimos dela.
***
ESTRÉIA
_
Ocorre amanhã nas dependências do CTG Rodeio Serrano, em São Francisco de Paula, a estréia do grande amigo e cantor Volnei Gomes, agora em carreira solo. Com uma trajetória ímpar dentro da música campeira do Rio Grande, Volnei, em conjunto com o Cantando o Rio Grande, certamente dá início a mais uma “campereada” de sucesso. Lamento profundamente não poder estar presente, mas desejo toda a sorte do mundo ao Volnei Gomes e grupo Cantando o Rio Grande, capitaneado pelo meu ‘irmão’ Adriano Claro e pelo grande gaiteiro Kátio.
Baita baile.
***
ANIVERSÁRIO
_
Por falar em baile, ocorre hoje no CTG Terra Nativa, em Novo Hamburgo, o tradicional baile de aniversário em conjunto do gaiteiro Porca Véia e da grande amiga e colunista Zelita Marina. É a oportunidade para dançar no velho tranco do músico de Lagoa Vermelha que vem acompanhado do grupo musical Cordiona.
***
REINAUGURAÇÃO
_
Agende para a próxima sexta-feira, 23, o grande baile de reinauguração do CTG Recanto Gaúcho, na Roselândia em Novo Hamburgo, com animação de Os Monarcas e Nardel Silva. Baita baile.

Abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: