sexta-feira, 2 de março de 2012

Pelo "Campo"

Final de semana agitado para o mundo tradicionalista na região. Às voltas de mais uma edição do já reconhecido Rodeio de Campo Bom, temos dois eventos paralelos e igualmente realizados do Parque do Trabalhador Municipal (antigo Parque de Rodeios – CTG Campo Verde), quais sejam, o 10° Bivaque da Poesia e o 11° Acampamento da Canção Nativa, festival já tradicional que este ano reúne nomes como Adair de Freitas, Shana Müller, Robledo Martins e outros, disputando em belo prêmio. Nesse sentido, é de parabenizar a iniciativa da municipalidade de Campo Bom, quem vem trabalhando em prol do desenvolvimento da cultura como um todo durante anos, com um olhar mais dedicado ao nosso tradicionalismo nos últimos anos. O evento geral ainda conta com atrações artísticas, tais como com shows de Leonel Gomez, Paulinho Micharia, Mas Bah! e Ivonir Machado & Novos Garotos.
Esta última atração, aliás, merece uma atenção especial. Desde que deixou o comando dos Garotos de Ouro, Ivonir Machado tem se dedicado a uma carreira mais próxima ao sertanejo do que ao gauchismo propriamente dito. Por isso, a chiadeira no meio tradicionalista foi grande quando foi anunciada a programação do evento. Confesso, sinceramente, que também estranhei um pouco a contratação do Ivonir. Entretanto, sei que o mesmo possui inteiras condições de fazer um espetáculo à moda antiga, relembrando os grandes sucessos de sua carreira, esta galgada pelo cerne puro do gauchismo. É ver pra crer. E por isso, talvez eu compareça ao evento neste sábado. Não só pelo Ivonir, é claro, mas também por ele.
***
Volnei Gomes e Grupo Cantando o Rio Grande ainda nem estreou e já promete ser um dos grandes conjuntos gauchescos do Brasil. Amparado por grandes músicos, Volnei trará consigo uma das vozes mais campeiras do Rio Grande, aliada à sua grande experiência atingida pelas passagens por Os Tiranos e João Luiz Corrêa e grupo Campeirismo, principalmente. Quando anunciei aqui, em primeira mão, a carreira solo do Volnei, abstive-me de mencionar o novo grupo a pedido do meu amigo e majestoso guitarreiro Adriano Claro, ante a necessidade de garantir os direitos pela marca. Feito isso, agora é esperar pela volta triunfal de Volnei Gomes e Grupo Cantando o Rio Grande aos palcos. Já é sucesso garantido!
***
Depois de quase uma década, para minha alegria Os Mirins voltaram a lançar um trabalho discográfico inédito. “CAMPO ABERTO”, é o título do novo disco do grupo liderado por Albino Manique, o maior de todos, e está sendo lançado pela Gravadora Vertical, de Caxias do Sul. Como bem diz a apresentação da gravadora acerca do disco, “Os Mirins se credenciam para retomar o lugar que sempre foi deles”. O disco está em pré-venda no site da gravadora: www.gravadoravertical.com.br
É disco de primeira, certamente.

Pelo “Campo”, portanto, que vai se criando o nosso gauchismo em 2012.
Forte abraço a todos e bom final de semana.

Nenhum comentário: