segunda-feira, 19 de março de 2012

Os que merecem mais

A simpática Fátima é a responsável pela limpeza lá de casa. Antes, faxineira –hoje – diarista. O nome em si pouco importa, mas sim, a condição social a qual a mesma esta inserida nos dias atuais. Até bem pouco tempo, a profissão da Fátima era quase que marginalizada, exercida por mulheres que, desempregadas, acabavam se sujeitando a limpar a sujeira dos outros. Agora não. Hoje, ser diarista é possuir uma posição destacada e respeitada na comunidade. Não sei dizer quanto custa os serviços prestados pela Fátima, de forma quinzenal, mas sei que o valor de um serviço de diarista é bastante valorizado. Muito mais que de uma professora, a quem cabe preparar as nossas crianças para mundo, ou então, um brigadiano que, diariamente, arrisca sua vida na defesa de outras tantas. Que coisa!
Não pensem que estou aqui desmerecendo as profissões afinal, todas tem a sua importância. O que quero, é atentar para a triste condição dos nossos professores e professoras que mais uma vez estão num dilema contra o Governo do Estado. O CPERS, amparado em decisão judicial, quer que o Governo cumpra o piso nacional sem mexer no plano de carreira. Por sua vez, o Estado diz que não possui condições financeiras para cumprir a determinação judicial, embora pagar o piso, fez parte das promessas de campanha do governador eleito. Então, qual lado esta certo? Ao meu ver, se colocarmos todos os detalhes na balança, fico do lado da categoria do professorado. Aliás, como um defensor da educação como prioridade, de qualquer forma, me colocaria deste lado. O que não quer dizer que os professores devem ter direito a tudo. Não podemos esquecer, por exemplo, que por aqui o tempo de “férias” escolares passa dos sessenta dias, enquanto a maioria tem “no máximo” a metade disto.
Posição não muito diferente vive a classe Brigadiana. Os nossos policiais também merecem uma atenção melhor dos nossos governantes. Enfim, é chegado a hora de nós cidadãos, exigir uma maior prestação do nosso poder público, mais saúde, educação, segurança e qualidade de vida. Muito mais importante que bem remunerar os nossos políticos é valorizar aqueles que realmente são importantes nas nossas vidas. Senhoras e senhores, quem sabe vamos exigir uma pouco mais de respeito a classe trabalhadora deste país, aos pobres, ao povo, enfim. Este ano temos o poder do voto e este é o único que no fim das contas pode fazer a diferença. Cabe a nós mesmos, cidadãos, decidir, no fim das contas, quem merece mais.

_
E o veranico vai se despedindo. Não sem antes deixar a sua marca com mais alguns dias de calor.

Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: