segunda-feira, 11 de junho de 2012

Saudade, uma estrada longa

Há exatos doze meses eu subia pela última vez ao palco. Estive depois, sim, mas de brincadeira. No início imaginei que seria uma condição passageira, afinal, desde 2006 eu estava “tocando direto”. Aí passou um mês, dois, seis... A volta que era obsessão passou a seu um detalhe a mais em minha vida. Outros compromissos surgiram, outras idéias povoaram a minha cabeça e hoje, estou muito mais perto da advocacia do que da música. Mas a saudade é uma estrada longa que começa e não tem mais fim, disse e cantou Almir Sater. Depois, Porca Véia ainda regravou esta bela canção e o sentimento ficou ainda mais aflorado aqui para nós gaúchos. Numa interpretação livre, creio que Sater quis dizer que a saudade nunca vai ter fim. Duma certa altura da vida em diante vivemos com atenuantes, mas o sentimento sempre andará conosco, ainda que arredio alguma parte da mente.

Comprovei que a música nunca me abandonará sexta-feira, durante a final do Ronco do Bugio. Mais de uma vez fui parado e me perguntaram da carreira. Muitos reagiram incrédulos quando disse que “já fazia um ano” que tinha parado. Outros até entendiam as razões, mas duvidam que eu demore pra voltar. Eu, sinceramente, hoje tenho dúvidas acerca de um retorno. Lá mesmo no Ronco recebi sondagens e confesso que não me empolguei. Mas a saudade é uma estrada longa que, de fato, começa e não tem mais fim. A carreira de músico tem um começo e um meio, mas fim não. O músico que disser que encerrou a carreira ou não é músico ou ainda nem começou. A saudade aperta sim! Por isso, meus caros e minhas caras, eu estou no meio. Ainda não será desta vez que este Campeiro desencilhará o pingo, afinal, serei SEMPRE CAMPEIRO.

***

Por falar em Ronco do Bugio, não podia deixar de escrever algumas palavras acerca do que vi em São Chico, na sexta-feira. Das 12 concorrentes, destaquei 6 postulantes ao título. As outras 6 nem deveriam ter passado na triagem, convenhamos. Vi e ouvi vaneira mascarada, chamarra e outras coisas indignas do tamanho do Ronco. Mas, isso não é novidade. Há três anos, quando tinha ido pela última vez já tinha tido impressão similar. Ao fim, destaquei mesmo 4 em condições de ganhar e não fazer feio. Abraço Eterno, de Dionísio Costa e Rico Baschera levou, ao mesmo tempo, o 1° lugar e música mais popular. Fosse eu jurado teria levado somente o título de música mais popular. Gostei mesmo da segunda colocada, Cordeona, letra de Jadir Oliveira interpretada por seu filho Jadir Oliveira Filho, junto com o grupo Mas Bah!. A letra era boa, o arranjo instrumental era muito bom e o vocal perfeito. Bugio é bugio, eu sei, mas pode ter qualidade sim! Hoje e sempre, bugio, que deu o título de melhor intérprete a Volnei Gomes, ficou em terceiro lugar. Ao meu ver deveria ser o segundo. Por fim, Previsão de Bugio, do lageano Jones Andrei, deveria ter figurado em terceiro lugar, tendo o mesmo, ao menos, levado o título de melhor instrumentista (esse é gaiteiro de verdade). Pasmem, nem um nem outro. Coisas que acontecem, mas que não deveriam acontecer.

***

Por fim, quero destacar aqui umas linhas ao meu grande amigo Adriano Claro, o Jóinha. Figura impar, quer como pessoa ou como músico. Uma amigão que tenho e por quem nutro demasiada estima. No mais, um dos maiores músicos que o Rio Grande viu nascer. No seu violão 8 cordas, não tem quem tenha capacidade de tocar sequer as 6 primeiras. De luxo é a habilidade deste gaúcho. Figura a mesma posição de Lúcio Yanel e Marcelo Caminha. A meu ver, já um pouco acima, para este modesto aqui que vos escreve, é claro.

Sucesso meu amigo Adriano. É o que deseja este teu fã declarado.



Abraço e boa semana a todos.

Um comentário:

ADRIANO CLARO disse...

MAS Q TAL,
GRANDE BRUNO, CANTADOR E CAMPEIRO DO RIO GRANDE A QUEM TENHO UM CARINHO E ADMIRAÇÃO MUITO GRANDE.
MIL GRACIAS MEU COMPANHEIRO VÉIO PELAS PALAVRAS ELOGIOSAS, SEI QUE VINDO DE TI SÃO DO FUNDO DA ALMA.
E QUEM SABE ESSA DISTÂNCIA DOS PALCOS NÃO É O QUE TU PRECISA PRA ENCARREIRAR TUA VIDA E TUA FORMAÇÃO
PARA PODER TRABALHAR NA MÚSICA SEM MAIORES PREOCUPAÇÕES?
QUEM SABE O PROXIMO RONCO PODEREMOS DIVIDIR UM PALCO??
UM ABRAÇO MEU IRMÃO VÉIO
FIQUE COM DEUS SUCESSO