quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Direto ao ponto

A esmagadora maioria do povo brasileiro passou o último final de semana em comemoração, por ter visto alguns dos envolvidos no episódio do mensalão serem presos. Sem adentrar no mérito, creio que ver político sendo preso nesse país é tão surpreendente que merece ser louvado. Mas isso, repito, sem adentrar no mérito da questão. Tenho algumas convicções jurídicas, que só valem para mim mesmo eu creio, que vão um pouco ao desencontro das circunstâncias, mas, deixamos para lá.

A questão que me levará direto ao ponto é a seguinte: afora a questão moral, qual é o benefício que isso trará para o nosso país? 

Data vênia o entendimento dessa maioria, mas para mim será ralo. Primeiro que o dinheiro desviado dificilmente será devolvido para o povo. Depois, que mesmo com todos os protestos de meses atrás, o nosso glorioso Congresso Nacional segue a mesma política: a da esbórnia do dinheiro público. Por falar nisso, semana passada li uma matéria sobre o consumo de combustível por nossos parlamentares que me deixou estarrecido. Sério, a cada dia que passa tenho mais nojo do nosso país (politicamente falando). É de se frisar ainda, que a prisão de político não vai diminuir a carga tributária, elevadíssima, do Brasil. Nem protesto diminui imposto (no máximo R$ 0,20 do transporte coletivo).

Por fim, e não menos importante, basta ver as nossas opções políticas para o ano que vem: deprimentes! Com todo o respeito, mas ouso dizer que terei de votar em branco, pois não confio em ninguém!

No mais, a prisão dos mensaleiros, além de uma breve sensação de justiça (põe breve nisso), ao fim e ao cabo, servirá tão somente para vender revista. Uma pena. Perdeu-se a grande oportunidade de dar uma verdadeira lição de moral para o mundo.

Por favor, me corrijam se eu estiver errado (e tomara que eu esteja!)

Abraço a todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bruno, ótimo texto, mas descordo num ponto crucial: O mensalão não foi corrupção barata. Foi um atentado contra o Estado Democrático de Direito, um golpe contra a democracia. Por isso o fato de os mensaleiros terem ido para cadeia é algo a ser louvado. Demonstra que, de certa maneira, existe punição para atos contra as instituições brasileiras. Claro que ficaria em desvantagem técnica para discutir questões jurídicas no que diz respeito principalmente a defesa dos acusados. Neste caso, fico com a frase do próprio Dirceu que um dia falou (talvez em ato falho) "Estou começando a acreditar cada vez mais na minha inocência". Bom, apesar de bem construído, discordo de que este fato servirá apenas para vender revista. Existe um significado muito maior que isso no julgamento e na sentença do mensalão.